Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

2010: Ano Internacional da Biodiversidade

ano-da-biodiversidade

A leitora Celi Conceição Magalhães Araújo postou, no dia 17 deste mês, um comentário na revistapontocom sugerindo que a equipe  produzisse uma reportagem sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, proposto pela Unesco a ser celebrado neste ano de 2010. Atendendo ao pedido, a revistapontocom publicará, em breve, uma entrevista sobre o tema com os coordenadores do evento no Brasil. Mas já antecipando, com o objetivo de despertar também o interesse de outros leitores, publicamos, abaixo, algumas informações sobre o projeto. Afinal, no que a celebração consiste? Quais são as metas? O que cada cidadão pode fazer individualmente para contribuir com a campanha? O que é biodiversidade?

Conheça as respostas abaixo:

O que é biodiversidade?
O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

Quais são as principais ameaças à biodiversidade?
A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos. A sociedade moderna – particularmente os países ricos – desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas. A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. 

O que é o Ano Internacional da Biodiversidade?
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. Esta celebração oferece excelente oportunidade para: evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida; refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes; e promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade. A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.

Quais são os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade?
1 -Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.

2 – Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e
comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.

3 – Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à
defesa da perda da biodiversidade.

4 – Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.

5 -Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o
ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

Por que esta celebração é tão necessária?
O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial. Portanto, devemos trabalhar juntos, difundindo mensagens coerentes e convincentes ao nosso público comum. Devemos criar e compartilhar ferramentas de comunicação que sejam úteis e eficazes a organizações como a sua, que já está engajada no trabalho, no sentido de inspirar e convencer as demais a também aderirem ao movimento, tomando medidas concretas. Ninguém conhece melhor do que você as facilidades e as dificuldades a serem enfrentadas. Queremos utilizar seu conhecimento e experiência para assegurarmos que as medidas que venham a ser tomadas sejam fortes, duradouras e intensas  para que se constituam num marco que venha a fazer a diferença.Juntos poderemos salvaguardar a biodiversidade da qual todos dependemos.

O que você pode fazer pelo Ano Internacional da Biodiversidade?
A proteção da biodiversidade requer a adoção de medidas por parte de todos os níveis: o governo, o empresariado, o público e o privado. Centros de organização em todo o mundo estão empreendendo campanhas mobilizadoras para estimular esses grupos a tomarem medidas para salvaguardar a biodiversidade. Queremos ajudá-lo a desenvolver o seu trabalho pela salvaguarda da biodiversidade. Sobretudo queremos ajudá-lo a garantir que a mobilização em sua comunidade seja a mais efetiva possível e que seus projetos pela proteção da biodiversidade se prolonguem muito além do ano de 2010.

saiba mais no site do Ano Internacional da Biodiversidade
leia o documento sobre o evento de 2010

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
stef
13 anos atrás

e muito essa pesquisa sobre a biodiversidade porque ela e muito importante para nos

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar