Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Josué Maria

História da estudante Luiza Miranda, 14 anos.

Desigualdade, violência, paz, consumo e política. Com o objetivo de dar vez e voz às crianças e jovens, a revistapontocom inaugura mais um espaço neste sentido: o Fala Jovem. A partir de hoje, iniciamos uma série de publicações de textos escritos por crianças e jovens sobre diversos assuntos. A ideia é promover a ‘fala’ destes cidadãos e ao mesmo tempo possibilitar que os adultos conheçam e ouçam suas histórias, sentimentos, comentários, avaliações sobre temas do nosso cotidiano. O texto de hoje é da menina Luiza Miranda, de 14 anos. Trata-se de uma história fictícia sobre abandono e desigualdade

Josué Maria

Diferente de seus pais, Josué Maria nasceu livre. Ele nunca foi vendido como seus avós e muito menos foi trocado como sua irmã – que uma semana depois de seu nascimento foi trocada por um milharal. Ele nasceu livre, mas ainda na maternidade as autoridades o visitaram. Depois de uma rápida leitura de documentos sobre seus pais, os homens cortaram seus pés. Josué Maria nasceu livre para poder andar sem precisar pedir autorização, mas cresceu sem pés.

Várias pessoas tinham pena de Josué e lhe davam coisas, que ele sempre agradecia do fundo do coração, até o dia em que ganhou um sapato. Nesse dia, Josué Maria entendeu que as pessoas não estavam dando as coisas a ele, mas, sim, a qualquer um. A pessoa que o deu sapatos se sentia bem e pensava que tinha feito algo maravilhoso, quando na verdade o entregara uma lembrança da situação de seus pés.

Naquela mesma noite, Josué decidiu que precisava comprar próteses para suas pernas. Para isso, ele necessitava de dinheiro. Uma quantidade de dinheiro que só um trabalho poderia lhe dar. Mas Josué Maria não tinha pés para ir as suas entrevistas. Ele precisava de carona. E caronas, ao contrário de sapatos, não era algo que muitas pessoas queriam dar.

Depois de três dias, finalmente alguém o levou de carro até uma empresa. Durante a entrevista, todos sorriam e lhe faziam perguntas, até que olhassem para abaixo de suas pernas. Para o vazio que existia ali. Quando isso acontecia, os sorrisos desapareciam e as perguntas diminuíam até que pedissem para que Josué Maria se retirasse.

Ele procurou emprego até os 50 anos, até que recebeu uma nova visita das autoridades. Elas sorriram e lhe perguntaram se estava cansado. Como a resposta foi positiva, ofereceram uma opção: o colocariam em um sono profundo, no qual não precisaria mais se preocupar com seus pés. A ideia era tão atraente que Josué aceitou. Com um tiro começou a dormir. Josué foi enterrado ao lado de outros defuntos sem pés, sem identificação, em um lugar que não existia em nenhum mapa. Nunca mais pensou em seus pés.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angela Quintella
Angela Quintella
9 anos atrás

Sensacional todo encadeamento de idéias que nos levou a esse desfecho. Muito bem escrito, nos faz refletir sobre os inúmeros Josué Maria que vivem a nosso redor, invisíveis. Parabéns, Luiza, belo texto!

Livia
Livia
9 anos atrás

Olá Luiza,
texto forte, cheio de críticas..
Fiquei impactada.. Josué Maria.
Quanta realidade dentro da sua ficção!
Parabéns.

Alice
Alice
9 anos atrás

Olá Luiza,
Nossa!!!!!! Estou arrepiada até agora. Muito lindo, sensível e instigante.
Continue, não pare de escrever, mande mais histórias.
Aproveite as dicas dessa fada chamada Flávia!!
Beijo grande,
Alice

Kiki
Kiki
9 anos atrás

Lindo Luiza! Esse texto é incrível!

Maurício
Maurício
9 anos atrás

Caríssima Luiza,

Sou amigo de sua professora Flávia. Estudamos juntos no curso de Letras da PUC. Gostei muito do seu texto. Maravilhosamente bem escrito, delicado,sensível, filosófico e dá pano pra manga para discussões acerca de muitos temas! Eu fiquei aqui pensando, sentado diante do computador, sobre essa coisa que é escrever. Que fantástico conseguirmos nos expressar pela Palavra, né?
Continue escrevendo! Quero ler mais e mais seus pensares literários! E gostaria de te conhecer!
Abraços!

suzana macedo
suzana macedo
9 anos atrás

demais, Luiza! amei muito. parabéns. sou sua fã. um beijo, Suzana

tete
tete
9 anos atrás

Parabéns Luiza! É um texto arrebatador! Bem escrito, sensível, lírico… Parabéns Flavia, a professora, que sabe como ninguém criar espaços propícios para criações como essa!

karen
9 anos atrás

Oi Luiza,

Assim não vale. Tô aqui com vontade de dar asas aos pés do Josué. Escreve mais um texto, sobre o que aconteceu depois com ele? Fiquei curiosa. Abraços, Karen

claudia
claudia
9 anos atrás

Luiza, meu nome é Claudia e sou amiga de sua professora Flávia. gostei muito de ler seu texto. Ele é profundo, inteligente e muito emocionante. Obrigada por dividir com a gente sua emoção e sentimento. Grande bj e gostaria de te ler mais vezes. Claudia

Flavia
Flavia
9 anos atrás

Toda emocionada, Luiza!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar