Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

(Re)lendo o mundo

Projeto: (Re)lendo o mundo pelas histórias de vida: o memorial do assentamento 30 de maio
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII
Localização: Charqueadas, Rio Grande do Sul

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII, localizada em Charqueadas, Rio Grande do Sul, foi uma das vencedoras do 1º Prêmio Nacional Educação em Direitos Humanos, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Fundação SM. Com o trabalho (Re)lendo o mundo pelas histórias de vida: o memorial do assentamento 30 de maio, a instituição tirou o primeiro lugar na categoria Educação em direitos humanos na escola pública.

Em 2006, 22 agricultores do assentamento 30 de maio decidiram voltar aos estudos depois de longos anos afastados da vida escolar. Entre as várias atividades que realizaram, uma delas foi o registro de suas histórias de vida, por meio do qual puderam compreender melhor trajetórias marcadas por lutas e conflitos pela posse da terra e, assim, as múltiplas realidades que cercam o aluno assentado. Assim nasceu o Memorial do Assentamento 30 de maio, com fotos e objetos que contam a história de vida das 48 famílias que hoje constituem o assentamento.

O projeto teve o objetivo de refletir e recuperar a historia de vida de cada aluno assentado, procurando sistematizar essas experiências em sala de aula; de conhecer e respeitar diferentes modos de vida, em diversos tempos e espaços, em suas mais diversas manifestações; de oferecer instrumentos que possibilitassem ao aluno questionar a sua realidade, identificando problemas sociais e refletindo a respeito de algumas de suas possíveis soluções; e de sistematizar as histórias de vida dos alunos a partir de sua inserção no Movimento dos Sem Terra (MST).

Clique aqui e conheça as outras escolas vencedoras.

Contato
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII
Rua Pará, 187, Charqueadas, Rio Grande do Sul
Telefone (51) 3958-8494

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar