Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Pensamento Negro Contemporâneo: o curso

Projeto: Pensamento Negro Contemporâneo
Instituição: Universidade de Brasília (UNB)
Localização:  Brasília

Na próxima semana, a Universidade de Brasília estará de portas abertas aos interessados em estudar a história do movimento negro no país. Temas como racismo, resistência negra, cultura e identidade, políticas de ações afirmativas e representação social serão abordados no curso Pensamento Negro Contemporâneo, promovido pelo Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da UnB. A disciplina é gratuita e oferecida desde 2006 aos alunos de graduação como módulo livre e como curso de extensão aos funcionários da UnB, docentes da rede particular e privada, universitários de outras instituições e estudantes do Ensino Médio.

Edson Cardoso, um dos professores, propõe uma revisão da abolição da escravatura até a atualidade. Autores como Lima Barreto, Guerreiro Ramos, Abdias Nascimento e Muniz Sodré constam na bibliografia. Os estudantes de Cardoso também acompanham a mídia e debatem filmes e documentos sobre os negros.

“A diversidade de matrículas possibilita discussões ricas. A aula não é propaganda do ativismo nem se direciona apenas aos negros e cotistas. Nós traçamos a sequência do pensamento histórico por meio de leituras. É importante valorizar uma tradição que normalmente é desconhecida pela academia. Estudamos a cultura negra a partir da literatura, da sociologia e da política”, conta Cardoso.

Contato – www.unb.br

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar