Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Jornal incentiva leitura no Ceará

Projeto: Jornal na Sala de Aula
Instituição : Jornal Diário do Nordeste
Localização: Estado do Ceará

O jornal Diário do Nordeste desenvolve, desde 1997, o projeto Jornal na Sala de Aula, como forma de incentivar a leitura tanto de alunos como de professores. O uso pedagógico do jornal partiu dos professores, que buscavam recursos práticos e simples para dinamizarem suas aulas e facilitarem o acesso à informação. E se tornou possível graças ao interesse despertado nos empresários do setor de comunicação, que viram nessa atividade a oportunidade de formar novos leitores. O projeto já passou por cerca de mil escolas e dele participaram mais de 60 mil alunos e 1.500 professores.

As coordenadoras do projeto – Ana Cristina Ramos e Adriana Melo – garantem que o desempenho dos alunos que participam do projeto melhorou. Mas elas têm uma visão mais além: – Não trabalhamos apenas para levar o jornal para a sala de aula; temos o compromisso social de formar cidadãos mais críticos. O projeto é dirigido às escolas do Ensino Básico (Fundamental e Médio) das redes públicas municipais, e todos os professores selecionados são preparados para a atividade.

Eis os objetivos do projeto: desenvolver junto aos alunos a empatia com o jornal, de forma que todos lidem com as informações corretamente; desenvolver o hábito e o gosto da criança e do adolescente pela leitura; incentivar o aluno a se manter sempre bem informado e consciente dos problemas de sua comunidade; incentivar o aluno a discutir sua realidade, desenvolvendo o espírito crítico, pensamento lógico e criativo, tendo em vista a formação de um cidadão consciente e participante; possibilitar ao aluno e professor o enriquecimento do seu universo existencial, inteirando-se do que se passa no mundo inteiro e em todos os setores da atividade humana; desenvolver o processo de aprendizagem, exercitando as capacidades operacionais da mente dos alunos: atenção, observação, discriminação, comparação, classificação, análise, argumentação, síntese, indução e dedução, que possibilitem uma postura de pesquisa, crítica e de atuação bem fundamentada, coerente e construtiva; e viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.

O projeto se baseia na parceria entre o jornal Diário do Nordeste e os governos municipais. Cabe às prefeituras dar apoio material, mantendo as salas de aulas e equipamentos de ensino-aprendizagem. O Diário do Nordeste, por sua vez, realiza os treinamentos, sem ônus para o município, do corpo docente que irá desenvolver o projeto nas escolas municipais. A coordenação do projeto acompanha as atividades realizadas nas escolas municipais, mensalmente, durante um ano e divulga no Caderno Regional do jornal as atividades das Secretarias de Educação os trabalhos desenvolvidos nas escolas pelos professores cadastrados.

Firmada a parceria, a escola passa a receber, diariamente, o jornal Diário do Nordeste. Os profissionais de educação analisam as matérias e escolhem um tema para ser analisado na sala de aula. De acordo com o programa, o jornal deve ser utilizado pelo menos três vezes por semana, como material de apoio didático e fonte de informações. Nas aulas de História e Geografia, por exemplo, o jornal é importante recurso para estudar tanto as características locais da região como para pesquisas e debates de temas nacionais e globais.

Contato: Jornal na Sala de Aula
Responsáveis: Ana Cristina Ramos e Adriana Melo.
Endereço: Praça da Imprensa, S/N – Aldeota – CEP 60139-900 – Fortaleza – CE
Telefone: (0XX85) 3266-9794 / 3266-9999

E-mail: [email protected]

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar