Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação ambiental em foco

Projeto: Educação Ambiental
Instituição: Escola Municipal João Guimarães Rosa
Localização: Juiz de Fora, Minas Gerais

Desde que foi fundada, em 1972, a Escola Municipal João Guimarães Rosa, em Juiz de Fora (MG), sempre se preocupou com o meio ambiente. Mas foi a partir de 2005 que a instituição, com cerca de 200 alunos de Educação infantil e Fundamental, realmente adotou a Educação Ambiental como parte integrante da grade curricular. Desde então, a escola vem trabalhando com temas relacionados ao meio ambiente, como água, aquecimento global e ecossistema.

“Sabendo que a natureza não oferece recursos infindáveis, resolvemos ter a Educação Ambiental como um instrumento importante na melhoria da qualidade de vida e na conscientização da preservação do ambiente”, explica a diretora da escola, Sandra Helena de Almeida. Segundo ela, os constantes comentários ouvidos de pais de alunos sobre as mudanças ocorridas no comportamento dos filhos, na questão ambiental, têm mostrado que os professores estão no caminho certo.

Para este ano, estão previstas atividades como a Semana da Água, com realização de seminários e debates sobre utilização racional e dicas para evitar o desperdício, e a Semana da Ecologia. Também está agendada a Semana de Proteção aos Animais, quando os alunos apresentarão à comunidade uma peça teatral sobre a preservação da fauna.

A escola realizará, ainda, uma gincana que premiará a equipe que conseguir a maior quantidade de lixo reciclável. Em visitas externas, os alunos terão oportunidade de ver, de perto, conteúdos aprendidos na teoria. O Museu de História Natural do Colégio Cristo Redentor, a Reserva Municipal do Poço Dantas, o Ibama, e o córrego do bairro são alguns dos pontos que serão visitados.

Fonte: Jornal do MEC – Fátima Schenini

Contato
Escola Municipal Guimarães Rosa
Av Manoel Vaz Magalhães, 405
Telefone (0xx)32 3690-7209

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Moraes
13 anos atrás

Parabéns pelas iniciativas socioambientais!!
Um ótimo ano letivo e que possam dar continuidade sempre!!
Abraços
Paulo

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar