Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Interações sociais mediadas pelo celular

Por Maria Aparecida Moura
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais

Por Camila Maciel Mantovani
Jornalista e mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais

O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação deu à sociedade uma nova configuração. Atualmente, vive-se em um mundo conectado em redes onde os fluxos da informação remodelam as formas de interação entre os sujeitos. Pode-se dizer que o desenvolvimento dos processos de comunicação e informação forneceu suporte material para a globalização, fenômeno de caráter econômico, cultural e social. As alterações nas noções de tempo e espaço e a globalização dos fluxos de informação refletiram em todos os campos da vida social: trabalho, lazer, educação, entre outros.

A interação social, antes realizada através das relações face-a face, foi, ao longo da história, transformando-se através da interposição de inúmeras e diversificadas formas de mediação. A interposição das mediações nas trocas comunicacionais tornou-se necessária para garantir a aproximação de sujeitos geograficamente dispersos. Com esse intuito, surgiram, ou foram apropriados socialmente, a carta, o telegrama, o telefone fixo, o fax, o e-mail e, mais contemporaneamente, o telefone celular.

As mediações comunicacionais foram introduzidas no contexto das relações sociais sem, contudo, romperem com os princípios de sociabilidade presentes na interação face a face. Assim, veicula de forma implícita e/ou explicita traços dos sujeitos em interação. Através dos indícios presentes na letra, na escolha do papel, no estilo e, posteriormente, no tom e intensidade da voz e na própria imagem dos interlocutores, garantindo uma migração paulatina do presencial ao tecnologicamente mediado.

Se, anteriormente, o que estava em evidência na mediação era a manutenção dos laços de sociabilidade, com o passar do tempo, outras variáveis foram agregadas, alterando significativamente a natureza da interação. Com o uso das mediações comunicativas, a conectividade e a agilidade das interações experimentadas chegaram rapidamente ao mundo do trabalho e das trocas comerciais, passando a serem vistas como elemento de interesse econômico estratégico.

Nesse contexto, pode-se dizer que a Internet, nos últimos anos, foi um dos meios de comunicação e informação que mais evidenciaram o movimento em torno da noção de global. A internet promoveu o encurtamento de distâncias e criou um espaço comum de trocas informacionais, ligando todas as partes do globo.

No entanto, experimenta-se, atualmente, a intensificação do uso de um outro meio de comunicação que também traz consigo a idéia de conectividade. Este meio é o telefone celular.

Leia o artigo na íntegra

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar