Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Blogs de estudantes: o megafone do cotidiano da escola

Estudantes do Ensino Médio de Minas Gerais e do Rio de Janeiro criaram blogs para falar sobre suas escolas, questões educacionais e reflexões a cerca do cotidiano. Os jovens blogueiros foram incentivados a se expressarem por meio da internet ao participarem do I Curso dos Jovens Observadores da Escola, promovido pelo site EMdiálogo. A proposta do curso é incentivar os estudantes a se apropriarem das ferramentas de comunicação e fazerem repercutir a sua voz sobre a educação e temas de interesse.

Estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio Nogueira criaram o blog Alunos do Boni. O diário virtual traz reportagens dos alunos sobre o próprio curso dos Jovens Observadores da Escola, além de informações sobre o Enem.

O blog da Fundação Ensino de Contagem, batizado de Funec Ressaca, traz notícias e artigos dos jovens, divididos nas seções de tecnologia, o som das baladas, news, moda e beleza. Já o blog Jornal do Centec publica informações ligadas ao cotidiano da escola, como as inscrições para a eleição do grêmio estudantil. Aline e Maíra, duas alunas da escola, também criaram um blog. O Críticas e Diálogo é um espaço voltado para informações úteis sobre política e cultura.

Estudantes da Escola Estadual Maria Andrade Resende criaram o blog do EEMAR, como eles mesmos definem “para mostrar os acontecimentos da escola, como trabalhos de campo e festas”. O jovem observador Igor Michetti também criou o blog Welcome Stranger, que traz a seção Ruídos de Minas.

Jovens Observadores do Rio de Janeiro criaram os blogs Sem Medo de Ser Diferente e Cotidiano em Foco, espaços de reflexão sobre a necessidade de se respeitar a diversidade e sobre o dia a dia da educação.

Fonte – Observatório Jovem

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
11 anos atrás

Parabéns pela matéria e pelo blog!!

Matheus
11 anos atrás

Realmente é uma ótima iniciativa!!

Ana Lúcia Castro
Ana Lúcia Castro
14 anos atrás

O Blog é um ótimo meio de interação entre os alunos. Em 2005 mobilizei uma turma para a criação de um blog . Foi um período muito bom, mas, na época, muitos alunos não tinham acesso à internet. Vou pensar na ativação do Blog.

Gisele Guerra
Gisele Guerra
14 anos atrás

Muito boa esta mobilização dos estudantes em torno de pensar a escola e se comunicar virtualmente.
é uma pena não termos esta disponibilidade tecnológica – a internet – em todas as escolas.
Abs

Claudia
Claudia
14 anos atrás

Adorei saber q os blogs estão tomando um espaço real e bem aproveitado entre os alunos.Em nossa escola montamos um blog comemorativo,já q nosso patrono,Euclides da Cunha, está comemorando 100 anos de falecido.Estamos envolvidos no Projeto: Euclides da Cunha um escritor,uma escola e muitos personagens…
Visitem nosso blog!
http://www.emeuclidesdacunha.blogspot.com

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar