O neurônio apaixonado – O livro relata as reações de paixão de Acumbente dos Prazeres, um simpático neurônio que mora no cérebro de um menino chamado Ptix. O menino se apaixona por Camila, sua nova vizinha, e o Acumbente, um neurônio que processa emoções, se encarrega de sofrer a experiência de seu “dono”.
O mico do neurônio escutador – O personagem principal agora é Olivio Gravador, um neurônio da audição que vive no cérebro do Ptix, o menino que não gosta da aula de canto de sua irmã, mas ouve muito bem um assovio esquisito atrás da porta da rua. Será um ladrão? A aventura é vivida intensamente pelos neurônios do seu cérebro.
Um neurônio de olho vivo – O personagem principal agora é Ocipitaldo Luzes, um neurônio da visão que vive no cérebro do Ptix. Desta vez Ptix e seus neurônios enfrentam imagens ilusórias, dessas que nos confundem a visão e nos causam os maiores enganos.
Atenção, neurônios na bicicleta! – O personagem principal agora é Giraldo Cerebelim, um neurônio motor que vive no cérebro do Ptix, o menino que ganha uma bicicleta de presente de aniversário, mas se recusa a aprender a andar com aquelas rodinhas de criança pequena. Ao tentar aprender sozinho sem as rodinhas, Ptix e seus neurônios se veem em dificuldade.
O esquecimento do neurônio lembrador – O último livro da série conta uma aventura do Zé Neurim, um neurônio da memória que vive no cérebro do Ptix, o menino que fica vendo televisão em vez de fazer o dever de casa da escola. Zé Neurim seria o encarregado de lembrá-lo. Mas se esquece de fazê-lo. A turma de neurônios acaba encontrando uma solução que deixa a mãe e a professora satisfeitas.