A Ambev (Companhia de Bebidas da América) lançou esta semana o movimento +ID que estimula o consumo responsável de bebida alcoólica. A iniciativa tem o objetivo de, com o apoio e a conscientização da sociedade, proibir a venda de bebidas para menores de 18 anos.
Para divulgar a iniciativa, serão veiculadas na TV aberta e no cinema propagandas que chamem a atenção do público para a informação que cerveja é para maiores de 18 anos. Além disso, haverá materiais impressos e digitais espalhados em bares, lanchonetes e supermercados. De acordo com o órgão, todas as ações de combate à venda de bebidas para menores ganham um ícone, o +ID, que estimula a apresentação de documento de identidade no momento da compra de bebidas.
“A partir de hoje, este ícone representa um convite para que a sociedade se engaje nesta causa”, destaca a Ambev. revistapontocom pergunta: A ação da Ambev é bem-vinda, mas não deveria haver uma campanha sobre o consumo consciente da bebida alcoólica? Afinal, o problema é a venda para menores apenas? Então quem tem mais de 18 anos pode beber à vontade? Para começar o movimento, a Ambev colocará o símbolo nas embalagens de suas principais marcas, como Skol, Brahma e Antarctica, em campanha de conscientização e em cartazes e adesivos nos bares e restaurantes. O consumidor poderá conferir essa novidade já a partir deste mês.
Em Brasília
O presidente da Comissão Parlamentar de Estudos sobre Políticas Públicas de Combate às Drogas, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), disse, nesta quinta-feira, durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas de Combate às Drogas, em Brasília, que o grupo de trabalho tem uma nova missão: acabar com a propaganda de bebida alcoólica na televisão. “A propaganda para incentivar o uso de uma droga como o álcool é totalmente errada. Hoje a gente vê a propaganda de bebida alcóolica em competição de futebol. Existe a hipocrisia de que o álcool é uma droga leve, mas é, na verdade, extremamente perigosa”, disse.
Acredito que a simples apresentação de uma ID não vai mudar absolutamente nada no consumo de bebida alcoólica, principalmente por que muitos seres humanos encaram a questão da bebida como uma fuga (e ainda tem o velho ditado: trabalho a semana inteira e quero relaxar no fim de semana ) para tudo, sem falar naqueles pais que oferecem ao filho(a) desde cedo.
Muitos daqueles que bebem desenfreadamente sentem-se com uma maior performance, seja para dirigir, chegar junto de uma mulher e lhe falar algo bonito, brigar no trânsito, etc.
Os meios de comunicação são muito poderosos e soam como verdades em tudo que dizem ,porque uma grande parcela da população não quer refletir no melhor.É preciso mais comunicação .
Os questionamentos apontados pela revistapontocom, chamam a atenção para reflexões que precisam estar presentes na escola, através do estudo dos meios.
A educação formal precisa assumir também esta responsabilidade: formar pessoas capazes de pensar criticamente, o que os meios de comunicação de massa apresentam de modo tão sedutor.