Vitória para o meio ambiente, vitória para estudantes e para a cidade

O valor dos rios deveria ser mais bem explorado em sala de aula. Os rios sofrem com o despejo indiscriminado de dejetos e o abandono do poder público. Por outro lado, tem a sociedade que não contribui significativamente com a preservação e conservação dos corpos hídricos.

Em 2014, nasceu o movimento Carioca, o rio do Rio como solução a uma inquietação da equipe do planetapontocom: educar com e através de causas. O projeto, que virou lei, neste ano, visa ensinar aos alunos de 1º e 2º da Rede Municipal a importância ecológica e estratégica dos rios cariocas dentro do contexto socioambiental.

O valor desse movimento está na ideia de que, ao se envolver em uma causa, ao tomar consciência dos problemas sociais, ao se responsabilizar em cuidar do meio ambiente e da qualidade de vida de todos, as crianças e os jovens tornam-se protagonistas: de seu processo de aprendizagem; da transformação social na qual se engajam; desenvolvem competências sócio emocionais; aprendem conteúdos curriculares de maneira significativa e verdadeira exercendo a cidadania, aos 5, 6, 7, 8… 18 anos de idade.

Alunos e professores das 27 escolas situadas na bacia do Rio Carioca foram motivados a aprender e ensinar através de “aulas vivas” e de uma causa: salvar o rio Carioca. Para isso foram conhecê-lo. Clique aqui e confira o que diz respeito à Lei Nº 6.535, de 22 de abril de 2019.

Na semana do meio ambiente temos muito a celebrar, o Rio de Janeiro será a primeira capital brasileira a recuperar e preservar seus rios através das escolas. Ganha a educação e ganha o meio ambiente.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma