Foi divulgado, no dia 27 de abril, o Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM), produzido pelo Escritório Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e o Laboratório de Educação, Pesquisa e Inovação na América Latina e o Caribe (SUMMA). O documento apresenta uma profunda análise sobre os principais fatores que levam à exclusão de estudantes nos sistemas educacionais de todo o mundo.
Os resultados do Relatório GEM apontam para a necessidade de que os governos na América Latina e Caribe desenvolvam medidas urgentes para alcançar os que ficaram para trás. Em especial, suas indicações mostram as etapas que os formuladores de políticas em educação devem priorizar em seus planos de resposta à crise provocada pela pandemia da COVID-19.
Nesse contexto, o Relatório apresenta dez recomendações apoiadas em exemplos com base em evidências de toda a região e convida os países a levá-las em consideração ao desenvolverem seus planos de ação para cumprir o ODS 4 até 2030.
A UNESCO no Brasil, em parceria com a equipe do Relatório GEM e o Escritório Regional da OREALC/UNESCO Santiago, realizaram um webinar para o lançamento do relatório. Assista aqui: