Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

TV Surdo

Vocês conhecem a TV Surdo? Esse programa faz parte da principal emissora de Moçambique. A atração entrou no ar em fevereiro. Poucos meses depois, em setembro, a TV Surdo já ingressava na lista dos programas mais vistos aos domingos, ao lado de concorrentes brasileiros que caíram no gosto local.

São oito jornalistas, sete deles surdos e um cadeirante, que formam a redação e se superam a cada reportagem, onde abordam temas ligados a pessoas com deficiências, mas também o noticiário em geral, principalmente saúde e esporte. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, hoje, em Moçambique, existem mais de 60 mil pessoas surdas. Dois terços delas não sabem ler nem escrever português. O mais curioso é que nenhum dos jornalistas surdos cursou o ensino superior, a formação em jornalismo vem de um curso intensivo oferecido por uma ONG. A ideia de criar a TV Surdo partiu de Sousa Pinto Camanguira, o diretor.

Acesse o programa pelo canal do Youtube

Ele ficou surdo aos 6 anos, depois de uma meningite. Assistir à televisão com a família não era uma diversão, pois havia momentos em que todos riam, e ele ficava sem entender nada. Sousa perguntava o motivo das risadas e diziam que iriam explicar depois, porém, a explicação nunca vinha. Isso também acontecia com outros colegas surdos. Quando se encontravam, conversavam sobre os programas de televisão para ver o que cada um tinha entendido.

As reportagens do programa abordam temas ligados a pessoas com deficiências, mas também o noticiário em geral, principalmente saúde e esporte. Nos bastidores, a realidade da produção é em si um exemplo de jornalismo de superação. Além da produção de reportagens, a TV Surdo também realiza palestras de saúde. Um dos assuntos é o HIV, a principal causa de morte de adultos em Moçambique.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose luiz giacomelli junior
jose luiz giacomelli junior
6 anos atrás

Lindo trabalho para servir de exemplo a todos paises.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar