TV Surdo

Vocês conhecem a TV Surdo? Esse programa faz parte da principal emissora de Moçambique. A atração entrou no ar em fevereiro. Poucos meses depois, em setembro, a TV Surdo já ingressava na lista dos programas mais vistos aos domingos, ao lado de concorrentes brasileiros que caíram no gosto local.

São oito jornalistas, sete deles surdos e um cadeirante, que formam a redação e se superam a cada reportagem, onde abordam temas ligados a pessoas com deficiências, mas também o noticiário em geral, principalmente saúde e esporte. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, hoje, em Moçambique, existem mais de 60 mil pessoas surdas. Dois terços delas não sabem ler nem escrever português. O mais curioso é que nenhum dos jornalistas surdos cursou o ensino superior, a formação em jornalismo vem de um curso intensivo oferecido por uma ONG. A ideia de criar a TV Surdo partiu de Sousa Pinto Camanguira, o diretor.

Acesse o programa pelo canal do Youtube

Ele ficou surdo aos 6 anos, depois de uma meningite. Assistir à televisão com a família não era uma diversão, pois havia momentos em que todos riam, e ele ficava sem entender nada. Sousa perguntava o motivo das risadas e diziam que iriam explicar depois, porém, a explicação nunca vinha. Isso também acontecia com outros colegas surdos. Quando se encontravam, conversavam sobre os programas de televisão para ver o que cada um tinha entendido.

As reportagens do programa abordam temas ligados a pessoas com deficiências, mas também o noticiário em geral, principalmente saúde e esporte. Nos bastidores, a realidade da produção é em si um exemplo de jornalismo de superação. Além da produção de reportagens, a TV Surdo também realiza palestras de saúde. Um dos assuntos é o HIV, a principal causa de morte de adultos em Moçambique.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose luiz giacomelli junior
6 anos atrás

Lindo trabalho para servir de exemplo a todos paises.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma