Já está no ar a Revista Educação e Cultura Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. O novo número tem como temática mídias e educação. A publicação pode ser acessada, gratuitamente, via web. Quem assina a organização do livro é a professora Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa.
A revista pode ser acessada aqui
Confira os títulos dos artigos publicados:
– O cinema como canal de entendimento do Domínio da Capacidade Física
Carina Alexandra Rondini, Ana Luiza Mendonça dos Santos
– Cinema na escola pra quê?
Mirna Juliana Santos Fonseca
– O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo
Simone Keller Fuchter, Trung Pham, Artur Perecin, Luiz Eduardo Ramos, Amanda Keller Fuchter, Mário Sergio Schlichting
– Pensando com e sobre games
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
– A leitura crítica midiática na Educação de Jovens e Adultos
Gicele Weinheimer, Julio Cesar Bresolin Marinho
– Audiovisual e aprendizagens contemporâneas por jovens youtubers
Adriana Hoffmann Fernandes, Lucinéia Batista de Oliveira
– Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores
Lucia Pralon, Guaracira Helena Pralon de Gouvea, Carmen Irene Correia Oliveira, Maria Auxiliadora Delgado Machado
– “A tecnologia não tem que ser maior do que o professor”: visão dos professores quanto ao uso da tecnologia no contexto escolar
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Joana Peixoto, Rose Mary Almas de Carvalho
– Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea
Crizieli Silveira Ostrovski, Tânia Regina Raitz
– A monitoria e a educação digital: reflexões sobre a formação docente
Glaucia Silva da Rosa, Luciana Backes,
– As contribuições do Facebook para a formação médica: estudo de caso dos cursos de medicina de Curitiba
Gabriel Lincoln do Nascimento, Gabriela Eyng Possolli
– Mídia-Educação (Física) e metodologias participativas: A produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação física
Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Lyana Virgínia Thédiga de Miranda
– Mídias musicais contemporâneas e juventude: consumo, permissividades e experimentações
Juliana Ribeiro Vargas, Maria Luisa Merino Xavier
– Espaços de cultura e consumo em eventos para a criança
Juliana Costa Muller, Monica Fantin
– Prática mídia-educativa de análise de produtos e conteúdos midiáticos nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro
Marcus Tadeu Tavares, Rosalia Duarte, Carolina Jordão
– Fatores associados a desigualdades regionais no desenvolvimento de habilidades de uso de computador e internet entre estudantes brasileiros de escolas públicas
Rita Peixoto Migliora
– Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem
Vitor Tomé
– Different Aspects of the Emerging OER Discipline
Martin Weller