Parabéns!

Vamos comemorar e participar da celebração.

Informações da WWF/Brasil

São inúmeros os motivos que fazem do dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, um momento de celebração. Afinal, trata-se da maior floresta tropical úmida do mundo e da maior bacia hidrográfica do planeta, com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas – tamanho que equivale ao território de 14 Franças. A Amazônia é também um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, possuindo 10% das espécies do planeta e 20% de toda a água potável do mundo.

Mas o que falar das pessoas da Amazônia? Quem são, onde vivem, com o que trabalham, como contribuem com a conservação do bioma? Para responder essas e outras perguntas é que o WWF-Brasil acaba de lançar o site Somos Amazônia, que apresenta seis histórias de amazônicos que, em conjunto com o WWF-Brasil, têm feito a diferença e contribuído com a conservação da natureza. Os personagens são apresentados por meio de vídeos, fotos e textos.

Histórias como a do Charles, o pescador que tira o seu sustento da pesca sustentável em Feijó (AC); do Pedro e do Raimundo, os maiores seringueiros do Acre, que têm mostrado ao mundo a importância da Amazônia e dos povos da floresta; ou ainda do Simar e Luis, que têm transformado uma comunidade isolada do Tapajós a partir de um trabalho de turismo de base comunitária, dando a possibilidade aos brasileiros de conhecerem as belezas dos rios e da floresta amazônica. Descubra ainda com Carlos, produtor rural do Sul do Amazonas, como é possível unir a produção rural com a conservação da floresta.

De acordo com o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello, com a campanha #SomosAmazônia, o WWF-Brasil pretende mostrar uma Amazônia que está além de toda a sua exuberância e que é pouco conhecida da maior parte do povo brasileiro. “São as pessoas da Amazônia que fazem a diferença e é com elas que temos trabalhado em conjunto para construir um bioma que traga orgulho para nós e para as futuras gerações. O WWF-Brasil tem grande paixão em construir essas histórias junto dessas pessoas e de suas famílias. Esperamos que eles sirvam de inspiração e mostrem que a Amazônia é de todos nós e que, com um esforço conjunto, é possível preservá-la”, explica.

Como parte da campanha, os internautas ainda poderão deixar um recado para a Amazônia no site e ajudar a construir um mural de mensagens simbólicas para a maior floresta do mundo. As melhores frases vão virar posts no facebook.

Youtuber na Amazônia

Ainda em comemoração ao Dia da Amazônia, a organização fez um convite a uma das maiores e mais influentes youtubers no Brasil, Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout, para conhecer a Amazônia pela primeira vez. A ação teve como objetivo oferecer uma experiência amazônica para a jornalista de forma que traga informações em um formato diferenciado e curiosidades sobre o bioma.

Com linguagem simples e espontânea, a youtuber se destaca pela forma didática e a qualidade com que aborda os conteúdos de seus vídeos. Ela encanta seu público de aproximadamente 1 milhão de seguidores com vídeos bem-humorados onde expõe opiniões e experiências sobre temas diversos.

Ao todo são dois vídeos que mostram a experiência da jornalista durante sua viagem a Manaus e a Rio Branco. Durante sua imersão, ela nadou com botos, andou por florestas, brincou e deu comida a macacos selvagens, visitou casas flutuantes, experimentou comidas típicas, tirou látex das seringueiras, conheceu o processo de transformação da borracha e visitou a fábrica de camisinhas Natex, em Xapuri (AC). Os vídeos serão publicados nos dias 5 e 10 de setembro nas redes sociais da youtuber e compartilhados nos perfis do WWF-Brasil.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma