Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Seminário discute desinformação, educação midiática e eleições. Assista e confira.

Debate online pode ser visto aqui na íntegra.

Processos eleitorais têm sido testes de fogo para as democracias ocidentais, e não têm passado ilesos à desinformação. O que está em jogo não é somente o respeito a regras eleitorais, como as condições de igualdade de candidaturas e as proibições ao abuso do poder econômico, mas também a qualidade dos ambientes informativos em que as cidadãs e os cidadãos se movem, buscando informações e argumentos para fazer suas escolhas eleitorais.

Para garantir a qualidade desses ambientes, especialistas afirmam que é preciso monitorar a aplicação das regras eleitorais, e prover os eleitores com orientações para detectar e driblar mensagens fraudulentas sobre candidaturas, além de narrativas que inspirem o diálogo desarmado e respeitoso entre cidadã(ãos) e candidatos(as). Para debater essas questões, foi realizado no dia 15 de setembro o Seminário Desinformação, educação midiática e eleições, com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.

Foram convidamos o pesquisador Victor Durigan, coordenador de relações institucionais do Instituto Vero, organização que trabalha com pesquisa e promoção de direitos digitais e educação midiática. As jornalistas e pesquisadoras do JDL Laura Mattos e Januária Alves foram as debatedoras, e o pesquisador do JDL e Head de Comunicação do Instituto Vero, Victor Vicente, o moderador.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar