Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Qual é o seu gênero?

Desde o dia 2 de março, os usuários do Facebook do Brasil têm acesso a ferramenta Custom Gender, que permite que pessoas escolham livremente com qual gênero elas querem ser identificadas na rede social. Por meio do serviço, também é possível definir quem poderá visualizar a opção escolhida, que pode ser classificada como pública, privada ou personalizada para amigos ou grupos de amigos específicos.

No Brasil, grupos que representam cidadãos LGBT, o cartunista Laerte Coutinho, o deputado federal Jean Wyllys e a professora Berenice Bento ajudaram no desenvolvimento da funcionalidade brasileira. Além do Feminino e Masculino, a ferramenta ainda conta com 15 sugestões iniciais de gênero, veja lista abaixo.

Junto ao lançamento da nova solução, as pessoas também podem definir com qual pronome preferem ser denominadas: feminino, masculino ou neutro, para os casos em que o Facebook avisa “2 pessoas curtiram a foto que em você foi marcada” ou “Deseje-lhe feliz aniversário!”. Dessa maneira, o pronome preferido é público.

“Lançamos hoje o Custom Gender, mas ela permanece em um trabalho em construção contínuo. Nosso principal objetivo é dar às pessoas uma maneira de se expressarem de forma autêntica, assim, nossa intenção é que não seja algo estático, mas que acompanhe as mudanças e as necessidades da nossa comunidade”, explica Bruno Magrani, líder de políticas públicas do Facebook Brasil.

A ferramenta já está disponível nos Estados Unidos desde o início de 2014. Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca e Argentina também contam com a nova solução.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar