Mediação de conflitos

Agressividade, preconceito e bullying são alguns dos temas abordados na série Ensaios sobre a não violência, uma produção da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio – MultiRio. Trata-se de um chamado à reflexão para solucionar conflitos na escola. Os episódios trazem dramatizações nas quais professores, diretores, funcionários e alunos interpretam papéis diferentes dos que vivem na realidade, seguidas de debates sobre as situações interpretadas. Além de gerar a discussão dos temas, o conteúdo da série serve de ferramenta que pode ser replicada em dinâmicas com professores, como acontece em oficinas organizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), que prestou consultoria à produção.

Para o público jovem, o projeto conta também com um game, que está sendo criado pela MultiRio. O jogo digital, desenvolvido em parceria também com o Niap, oferece a mesma temática de promoção do diálogo, para que os alunos possam, de forma lúdica e atraente, refletir sobre como lidar com situações de impasse e sobre as consequências de suas ações.

Com roteiro e apresentação do ator e diretor Ernesto Piccolo, Ensaios sobre a não violência aborda o ambiente escolar como espaço de convivência e conflito, a escola como integrante da rede de proteção à criança e ao adolescente e a judicialização das relações. A série também fala sobre situações de conflito na Educação Infantil e levanta a discussão sobre preconceito e bullying.

A produção em cinco episódios está disponível, na íntegra e on-line, na Videoteca do Portal MultiRio. Assista aqui.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ELCIO MARIO PINTO
9 anos atrás

Como contribuição ao trabalho de mediação junto às crianças, indico a publicação: “Fale, Criança! Uma Proposta de Mediação Infantil”, de nossa autoria, pela Scortecci Editora/SP, 2014. Grato! 13/07/2015

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar