Recém-publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o livro digital “O Protagonismo Infantojuvenil nos Processos Educomunicativos” é o quarto e último da série de publicações derivadas do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, ocorrido entre 12 e 14 de novembro de 2018, em São Paulo (SP).
Neste quarto volume, que conta com o patrocínio do Instituto Palavra Aberta, são reunidos 53 artigos sobre a temática do protagonismo infantojuvenil por meio das linguagens artísticas e midiáticas no contexto escolar, com destaque para as práticas que envolvem rádio, fotografia, quadrinhos, música, redes sociais e produção jornalística e audiovisual.
As experiências docentes relatadas, nos Ensinos Fundamental e Médio ao redor do país, demonstram como a cultura digital e as artes contribuem para uma educação inclusiva e dialógica. A obra também promove reflexões sobre o papel da Educomunicação no contexto de vulnerabilidade e desigualdade social, incluindo o protagonismo juvenil em movimentos sociais.
Disponível gratuitamente, o e-book tem organização de Claudemir Edson Viana, secretário executivo da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), e de Raíja Maria Vanderlei de Almeida, professora do Bacharelado em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).