Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Pra que serve a literatura?

“Cada página literária vai preenchendo dentro do pequeno leitor/ouvinte uma arca de ideias, paisagens, ardis, singelezas, bondades, encantamentos, sustos, indignações, ternuras ? os ingredientes da aventura humana na Terra”,
Maria Betânia Ferreira – educadora.

“Os livros ajudam as crianças a reconhecer, dentro de si mesmas, monstros, príncipes e fadas que neles habitam. E as auxilia a inspirar-se na coragem de Pedrinho, na inteligência de Ulisses, ou a compreender que momentos de desânimo acometem até um herói como Aquiles”
Paulo Bloise  – psiquiatra.

“Com a leitura pode-se ir a épocas nas quais não se pode mais viver. Com a leitura pode-se ir a lugares distantes e inatingíveis. Com a leitura entra-se em contato com pessoas que nunca serão conhecidas pessoalmente. E isso desde a mais tenra infância”
Yves de La Taille – professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

“A literatura areja as palavras, faz animar a língua, criando novos sentidos. Com o sopro literário as palavras vão a outros lugares e cada leitor fica um pouco diferente, um pouco mais esperto, um pouquinho mais gente”
Lucila Pastorello – fonoaudióloga.

“No processo, vamos entendendo que fazemos parte de uma grande família, que inclui gente que nem conhecemos, mas que celebra em conjunto a festa da palavra, capaz de criar beleza e sentido com os sons que saem da boca humana, mas podem ficar guardados em livros, passados adiante para cada um de nós”
Ana Maria Machado – escritora.

Estes e outros profissionais tentam responder à pergunta – Pra que serve a literatura? – no livro que leva o mesmo título. Trata-se de uma iniciativa do Instituto EcoFuturo que possui uma biblioteca virtual com textos e documentos que dão dicas de como as pessoas podem promover a leitura, seja em casa, na escola ou na própria rua. Há também orientações para pais e responsáveis que desejam incluir a literatura no universo infantil de seus filhos. No livro os autores Ana Maria Machado, Betty Mindlin, Elizabeth D’Angelo Serra, Lucila Pastorello, Luiz Percival Leme Britto, Maria Betânia Ferreira, Nilma Lacerda, Paulo Bloise e Yves de La Taille falam sobre a importância da leitura e para que ela efetivamente serve.  Há uma versão em áudiolivro descritivo que foi elaborado para o acesso de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Leia, ouça, experimente.

O livro em PDF

O áudiolivro

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar