Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Periferia e academia juntos

Você é produtor, artista ou ativista cultural engajado com a (ou na) periferia? Já ouviu falar no curso de extensão Universidade das Quebradas da UFRJ? Informe-se então do módulo que pretende promover o encontro entre o conhecimento da periferia e a academia. O curso gratuito está oferecendo 80 vagas. As inscrições terminam no próximo dia 1 de março.

A partir deste ano, a ênfase do curso será na profissionalização e sustentabilidade dos projetos individuais dos quebradeiros. Para tanto, as manhãs serão dedicadas a oficinas e palestras com foco na logística de produção das atividades culturais dos participantes, com o apoio do curso de empreendedorismo da Agência UFRJ de Inovação e da ESPM.

“Nosso estudo de caso será a formação social e racial do Brasil contemporâneo. Estudaremos em profundidade dois momentos decisivos deste debate – o Romantismo do século XIX, logo após a declaração da República, e o Modernismo do início do século XX, na transição de uma economia rural para a industrial. Os livros estudados serão: Iracema, de José de Alencar, e Macunaíma, de Mário de Andrade. No final do primeiro semestre, quebradeiros apresentarão um projeto sobre sua visão de raça, gênero e sociedade no Brasil contemporâneo. No segundo semestre, através de uma parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), essa questão será estendida no campo das artes plásticas e da cultura visual”, informa o site da instituição.

As aulas serão às terças-feiras, de 10h às 18h, preferencialmente, na Faculdade de Letras da UFRJ (Av. Horácio Macedo, 2151, sala PACC – Cidade Universitária – Fundão – RJ

As inscrições podem ser feitas aqui.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar