Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Parque Madureira vai abrigar a maior horta do mundo

Não só de esporte e lazer o Parque Madureira será conhecido daqui pra frente. Tudo indica que, a partir deste ano, o espaço vai ficar famoso por abrigar a maior horta urbana do mundo. A proposta, lançada no final do ano passado, pela Prefeitura do Rio, prevê que, até 2024, a plantação ocupará 11 hectares – o equivalente a 15 campos de futebol, entre os bairros de Madureira e Honório Gurgel. O objetivo principal é gerar renda e segurança alimentar para 50 mil famílias de baixa renda, principalmente das favelas do entorno, como Faz Quem Quer, Cajueiro e Palmeirinha. Cinquenta e cinco canteiros já estão prontos, cultivando diferentes verduras.

O local também será um convite para os frequentadores conhecerem a história da região, que abrigou no século passado um corredor de plantações entre Madureira e Honório Gurgel. Na entrada da horta, será erguido um memorial, nomeado Quilombo Agrícola Madureira, em homenagem às antigas práticas de cultivo ali realizadas.

Os canteiros do parque integram o programa Hortas Cariocas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e recuperam uma vocação agrícola histórica de Madureira e bairros vizinhos. Há parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Light, já que os cultivos ficam sob torres da empresa de energia.

No programa, as hortaliças são plantadas sem uso de defensivos agrícolas, e algumas espécies como alho-poró, coentro e cebolinha funcionam como repelentes naturais, afastando pragas e possíveis doenças. O Hortas Cariocas produz por ano cerca de 80 toneladas de alimentos. Em toda a cidade, abrange 3.775 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 25 comunidades. Cerca de 230 trabalhadores ganham bolsas para manter as produções.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar