Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Mulheres na ciência

Você sabia que a falta de cuidados parentais na primeira infância pode impactar na formação do cérebro de uma criança, com consequências que podem durar a vida toda? Já imaginou que, se uma pessoa com câncer não responde ao tratamento quimioterápico, o problema pode ser na produção de determinada proteína em suas células? Esses são exemplos dos temas pesquisados pelas vencedoras da 12ª edição do “Para Mulheres na Ciência”, programa desenvolvido no Brasil pela L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo objetivo é promover a participação das mulheres no ambiente científico e fomentar novas pesquisas. Entre as sete premiadas deste ano estão cientistas do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Curitiba.

Seus trabalhos têm o potencial de encontrar soluções para problemas econômicos, ecológicos e de saúde. A mineira Fernanda Tonelli, da Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo, propõe usar peixes como fábricas de hormônios humanos – uma estratégia que, se implementada no Brasil, pode gerar uma economia de mais de R$ 125 milhões por ano aos cofres públicos. Já a gaúcha Marilia Nunes, que hoje vive no Pará e atua na Universidade Federal Rural da Amazônia, procura estratégias para evitar a extinção, no estado, do pirarucu, um peixe que pode chegar a 200 quilos e sofre com a pesca predatória. Rafaela Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais, cria moléculas sintéticas na busca de tratamentos mais eficazes contra zika e Doença de Chagas, duas enfermidades com grande importância epidemiológica no país.

Há 12 anos, o Prêmio ajuda no prosseguimento de pesquisas e contribui para que a ciência brasileira ganhe destaque. Jenaina Ribeiro Soares, física da Universidade Federal de Lavras, reforça que os recursos conseguidos vieram em ótima hora. “Eles vão nos tirar de um sufoco, a situação de ter equipamentos parados por falta de reagentes. Além disso, vamos poder comprar material para instrumentação científica barateada. Tudo isso vai permitir desenvolver projetos de ponta e inéditos no país.” A matemática Diana Nóbrega, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concorda, afirmando que o aporte financeiro do prêmio também vai ajudar a atrair mais alunos e a melhorar a infraestrutura para pesquisa na Uerj, com a perspectiva de construir um minilaboratório.

O coro é reforçado por todas as vencedoras. Mas as cientistas veem, também, uma outra contribuição fundamental do prêmio: “Sinto-me pessoalmente reconhecida ao ser premiada: alguém leu meu trabalho e acreditou nele. Mas acho que o reconhecimento dado pelo prêmio vai além: é o reconhecimento à participação feminina na ciência – uma ciência que, desde sempre, tem muito mais rostos masculinos, não porque as mulheres não fazem ciência, mas sim porque não são apoiadas e reconhecidas”, comemora Pâmela Carpes, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

A proporção de mulheres no laboratório de Gabriela Nestal, pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer – Inca (Rio de Janeiro) reflete um aumento da participação feminina na ciência no Brasil na última década. Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2010 o número total de pesquisadoras mulheres se iguala ao de homens, ainda que haja diferenças na presença entre áreas de conhecimento. Apesar do prognóstico positivo, os cargos científicos de liderança ainda são ocupados por cientistas homens, como destaca Gabriela: “Na minha instituição, as chefias são masculinas. A gente vê claramente um problema de progressão de carreira”. Ela vê no “Para Mulheres na Ciência” um reconhecimento raro em relação à sua carreira e uma realização pessoal e acredita que o Prêmio representa uma oportunidade de divulgar a pesquisa e valorizar o estímulo financeiro, essencial em tempos de crise.

Ao todo, 400 pesquisadoras se inscreveram nesta edição do “Para Mulheres na Ciência”, que premia quatro categorias: Ciências da Vida, Química, Matemática e Física. Cada uma das vencedoras receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil, como uma forma de incentivo ao prosseguimento a seus estudos.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar