Mostra Crítica e Cinema

Entre os dias 24 e 29 de outubro, cineastas, críticos e espectadores terão a oportunidade de interagir e se aprofundar sobre os aspectos relativos do mundo cinematográfico. Isso porque, o SESC RJ promove a “Mostra Crítica e Cinema” nas unidades de Ramos, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Madureira e Engenho de Dentro.

A “Mostra Crítica e Cinema” terá entrada gratuita e exibição de filmes, em sua maioria brasileiros e latino-americanos, como o documentário “Crítico”, além das ficções “Acima das Nuvens”, “No meu lugar”, “TOC – Transtornada Obsessiva Compulsiva”, “A Vida dos Peixes” e “La Vida Útil: um Conto de Cinema”. O objetivo do evento é destacar a importância do papel dos críticos como mediadores entre as obras e o público.

O público também vai poder participar de debates. Sempre com mediação do crítico Marcelo Muller, serão abordados a responsabilidade desses profissionais na caracterização das obras, ressaltando suas particularidades e relacionando-as a outros títulos, resgatando a história da sétima arte e propondo caminhos que ampliem a percepção do público.

A programação conta ainda com as masterclasses de Crítica Cinematográfica, com os críticos Carlos Alberto Mattos, que também é pesquisador, e Neusa Barbosa, também jornalista, e com a escritora, pesquisadora e roteirista Susana Schild. Os ministrantes apresentam os preceitos e procedimentos que sustentam as análises e compartilham suas experiências pessoais como críticos de cinema, a partir de trechos de filmes e referências teóricas. O propósito das aulas é levar os participantes a  uma reflexão sobre a linguagem audiovisual, desenvolvendo seu olhar crítico e ampliando sua capacidade de se relacionar com a produção cinematográfica.

Você pode conferir a programação completa no site do SESC RJ

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma