Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Mostra Crítica e Cinema

Entre os dias 24 e 29 de outubro, cineastas, críticos e espectadores terão a oportunidade de interagir e se aprofundar sobre os aspectos relativos do mundo cinematográfico. Isso porque, o SESC RJ promove a “Mostra Crítica e Cinema” nas unidades de Ramos, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Madureira e Engenho de Dentro.

A “Mostra Crítica e Cinema” terá entrada gratuita e exibição de filmes, em sua maioria brasileiros e latino-americanos, como o documentário “Crítico”, além das ficções “Acima das Nuvens”, “No meu lugar”, “TOC – Transtornada Obsessiva Compulsiva”, “A Vida dos Peixes” e “La Vida Útil: um Conto de Cinema”. O objetivo do evento é destacar a importância do papel dos críticos como mediadores entre as obras e o público.

O público também vai poder participar de debates. Sempre com mediação do crítico Marcelo Muller, serão abordados a responsabilidade desses profissionais na caracterização das obras, ressaltando suas particularidades e relacionando-as a outros títulos, resgatando a história da sétima arte e propondo caminhos que ampliem a percepção do público.

A programação conta ainda com as masterclasses de Crítica Cinematográfica, com os críticos Carlos Alberto Mattos, que também é pesquisador, e Neusa Barbosa, também jornalista, e com a escritora, pesquisadora e roteirista Susana Schild. Os ministrantes apresentam os preceitos e procedimentos que sustentam as análises e compartilham suas experiências pessoais como críticos de cinema, a partir de trechos de filmes e referências teóricas. O propósito das aulas é levar os participantes a  uma reflexão sobre a linguagem audiovisual, desenvolvendo seu olhar crítico e ampliando sua capacidade de se relacionar com a produção cinematográfica.

Você pode conferir a programação completa no site do SESC RJ

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar