Manual de defesa contra a censura nas escolas

Há poucos dias, a imprensa noticiou que uma estudante do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado em Salvador, fez uma denúncia contra a professora de filosofia, alegando que ela ensinava “conteúdos esquerdistas”. Em nota, o Colégio Estadual Thales de Azevedo manifestou repúdio contra a intimação e afirmou que todo o corpo docente foi afrontado. Já a Secretaria de Educação do Estado da Bahia disse que os conteúdos ministrados pela professora em sala de aula estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com o objetivo de contribuir para a discussão, a revistapontocom destaca uma publicação, elaborada por mais de 60 organizações e instituições públicas, que visa proteger escolas e professores de ataques de movimentos reacionários à liberdade de ensino, bem como promover o pluralismo de concepções pedagógicas e uma gestão democrática, tendo por base a Constituição Federal de 1988. Trata-se do Manual de defesa contra a censura nas escolas.

Clique aqui e acesse o manual

Segundo o documento, a proposta central é conscientizar educadores sobre seus direitos, permitindo-lhes assim resistir às agressões injustas ou aos questionamentos impertinentes, na expectativa de que, cientes dos seus direitos e deveres, sejam capazes de demover as ameaças sem maiores consequências.

Estruturado a partir de 11 casos reais envolvendo perseguições, intimidações e assédio a professores e escolas, o Manual reúne estratégias político-pedagógicas e jurídicas para enfrentar ofensas similares.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma