Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Livro vivo na TV

Uma boa pedida. Acaba de estrear, no canal on demand Philos, a série Livro Vivo, coproduzida pela Cine Group. A obra apresenta a historiadora Heloisa Starling e a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. Juntas, elas falam sobre o livro Brasil: uma biografia, de Lilia.  A obra aborda o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais desses mais de 500 anos de Brasil. Para dar conta de um livro tão vasto, a série “Livro Vivo” traz as escritoras em quatro episódios, gravados no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (Rio de Janeiro) com cenário de Gringo Cardia.

O primeiro episódio, “Uma terra chamada Brasil”, começa falando do Brasil antes de ser Brasil. As escritoras comentam temas que vão da escravidão à luta pela liberdade. “Uma monarquia tropical e bem no meio das Américas”, segundo episódio, vai de 1808 a 1841. As convidadas contam detalhes da vinda de D. João para o Brasil e a instalação da monarquia nos trópicos. O capítulo seguinte, “Projetos para o Brasil: de D. Pedro II a Getúlio Vargas”, foca na formação de dois projetos nacionais, até 1954. Entre os assuntos comentados estão a Guerra do Paraguai, abolição e República. As várias facetas do presidente Getúlio Vargas e a Era Vargas também são retratadas. Para fechar a primeira temporada, “Livro Vivo” apresenta o episódio “No fio da navalha: democracia, ditadura e os impasses do Brasil contemporâneo” que vai até os principais acontecimentos de 2016. Da ditadura à democracia, abordando os anos de JK, o Golpe Militar e a Ditadura, além da Nova República e os novos caminhos da cidadania.

A segunda temporada está prevista para o segundo semestre deste ano, com as participações de Heloísa Buarque de Hollanda (“Cultura em Transe” e “Os Marginais”), Ricardo Abramovay (“Muito Além da Economia Verde”), Beatriz Resende (“Lima Barreto e o Rio em Fragmentos”) e Miriam Goldenberg (“A Bela Velhice”).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar