Lançamento Esse Rio é Meu! acontece amanhã

Atriz Malu Mader apoia o programa.

Nesta quinta-feira (02/12), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, anunciam o projeto “Esse Rio é Meu”, que irá mobilizar professores e alunos de toda a rede municipal na preservação dos rios da cidade. O lançamento será às 10 horas, na Escola Municipal Dom Meinrado, em Campo Grande.

A iniciativa será realizada pela Prefeitura em parceria com o Planetapontocom, uma organização social que atua no desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação. O projeto faz parte do programa “Cidades, Salvem seus Rios”, criado pelo Planetapontocom para engajar escolas na recuperação e preservação dos rios, e abrangerá toda a rede municipal – mais de 1,5 mil escolas, quase 40 mil professores e mais de 633 mil estudantes –, contemplando 267 cursos d’água da cidade ao longo de dois anos.

De acordo com a presidente da organização, Silvana Gontijo, a ideia nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 4 mil professores, cujo objetivo era saber a causa que mais motiva e mobiliza crianças e jovens no Brasil. A causa ambiental com ênfase na questão da água teve maior destaque. A instituição passou então a formular a proposta que traz essa causa para o centro do processo pedagógico.

“A experiência nos mostrou que os conteúdos curriculares de ciências, geografia, matemática, história, língua portuguesa, dentre outros, quando associados de forma interdisciplinar a uma causa de transformação social no território da escola geram uma experiência altamente enriquecedora para toda a comunidade, principalmente, para os estudantes, que atuam como protagonistas”, afirma Silvana.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, destaca que o programa é fundamental para o cumprimento das metas preconizadas no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Prefeitura.

“Na Década de Restauração da ONU (2021-2030), a cidade do Rio mostra que está comprometida com a preservação de seus ativos ambientais. Com o programa ‘Esse Rio é Meu’ as novas gerações vão construir os caminhos para a proteção dos rios da cidade. A capital tem uma agenda ousada em busca da justiça climática. A meta de revitalização de 300 km de vias e espaços públicos, com drenagem urbana sustentável e ampla arborização, até 2030, só será alcançada com participação social”.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, aposta em parcerias que vão além dos muros das escolas. A secretaria já possui projetos até mesmo itinerantes que trabalham a sensibilização dos alunos da rede municipal, provocando reflexões a respeito do meio ambiente e estimulando o cuidado e o sentimento de pertencimento.

“Nós acreditamos nas ações interdisciplinares que vão além da escola. O projeto ‘Esse Rio é meu’ chega para somar e reforçar a importância da mobilização e da busca por soluções de forma colaborativa, com a participação das comunidades escolares e suas famílias. Iniciativas que estimulem a conscientização ambiental de nossos alunos sempre serão apoiadas e incentivadas pela secretaria”, declarou o secretário Renan Ferreirinha.

Projeto piloto “Planetapontocom”

Em 2015, o projeto piloto foi lançado no Rio de Janeiro com foco no Rio Carioca. Batizado com o nome “Carioca, o rio do Rio”, a iniciativa envolveu 28,5 mil alunos e 540 professores de 27 escolas públicas e privadas situadas na bacia do Rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara. Além da ação de recuperação, o projeto-piloto levou o rio Carioca a ser o primeiro rio urbano brasileiro tombado como patrimônio histórico e cultural e à edição e aprovação da Lei Municipal nº 6.535, em abril de 2019, que estabelece a implementação do projeto “Esse Rio é Meu” no âmbito de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma