Compreender o funcionamento dos municípios e como eles são palco de diferentes interesses políticos é o ponto de partida do jogo Agentes Urbanos e a Cidade Participativa. Criado pelo Grupo Cartilha da Cidade, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, a simulação utiliza uma abordagem lúdica para discutir questões urbanas e promover reflexões sobre o espaço que habitamos.
A ideia, de acordo com professor Miguel Buzzar, um dos coordenadores do grupo, nasceu da observação de que muitos desconhecem fatos essenciais sobre nossas cidades: “A cidade é um ambiente vivido por todos, mas poucas pessoas entendem as redes de serviços que operam nela”, pontua ele em entrevista ao Jornal da USP,
O jogo simula situações-problema reais colocando participantes no papel dos tais “agentes urbanos”, cada um com um conjunto de interesses específico. Para ilustrar, Buzzar oferece um exemplo clássico de interesse que envolve a disputa pelo destino de um edifício: enquanto parte da população deseja transformá-lo em habitação social, um empreendedor quer convertê-lo em shopping, e a Prefeitura opta por um museu. “Essas situações geram discussões e negociações, espelhando a complexidade dos conflitos urbanos”, explica o professor.
A proposta da criação do jogo começou com a realização de oficinas em escolas públicas de São Carlos, onde temas como mobilidade, energia e abastecimento de água eram abordados de forma didática. Nesse contexto, surgiu a ideia do jogo, inspirado em um modelo criado nos EUA. “O jogo foi a maneira que encontramos para envolver mais diretamente os participantes, permitindo que discutam o bairro onde vivem e os desafios reais da cidade”, revela o coordenador ao jornal da USP.
Com cinco versões para diferentes faixas etárias – do ensino básico até a pós-graduação – Agentes Urbanos está disponível para download no site oficial do grupo. Além dele, a plataforma oferece materiais de apoio, como uma cartilha ilustrada que complementa o aprendizado sobre os sistemas urbanos. Clique nas imagens abaixo e faça o download das versões.