Fonte: NIC.br
Como educar crianças e adolescentes para lidar com os desafios próprios da era digital, como a proteção de sua privacidade, a recepção de mensagens de ódio e desinformação on-line? Esse é o fio condutor do “Pensando de Forma Autônoma Dentro e Fora da Internet: Guia para Famílias”, recém-lançado pela Plataforma Democrática (PD) – uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais –, pelo Instituto Palavra Aberta e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A publicação, de autoria de Alice Noujaim e Bernardo Sorj, da PD, e Maura Marzocchi, do Palavra Aberta, é um guia para mães, pais e familiares interessados em se aprofundar no tema, com textos claros e orientados especificamente para esse público.
Os autores enfatizam que os mundos on-line e off-line não são esferas apartadas, e que os problemas de reflexão e convivência colocados no ambiente digital relacionam-se às experiências fora dele. Com base nessa ideia, o guia tem o objetivo de ajudar a orientar os mais jovens no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que possam interagir nesses dois mundos, mantendo sua autonomia intelectual e emocional – fundamentos de cidadania e convivência necessários numa sociedade democrática.
“Praticamente não há mais separação entre mundo virtual e mundo real. A educação hoje, seja no lar ou na escola, deve levar em consideração o complexo off-line/on-line em que vivemos. Partindo da premissa de que os valores fundamentais, a capacidade de raciocínio e a sensibilidade se formam fora das telas, nosso livro procura indicar caminhos para formar pessoas para uma convivência fundada no respeito mútuo”, explica o diretor da Plataforma Democrática e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Bernardo Sorj.
Na publicação, a realidade sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no país é ilustrada pelos dados das pesquisas realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, tais como a TIC Kids Online e a TIC Educação.
“Estamos felizes em contribuir e apoiar essa publicação, que está em linha com ações do NIC.br voltadas para a consolidação da Internet como um ambiente cada vez mais seguro, ético e responsável, e também com nossas iniciativas de produzir e disseminar dados coletados sobre o uso das tecnologias pelos jovens, que podem ajudar no fomento das políticas voltadas para a inclusão digital no Brasil”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.
O guia é uma adaptação para uso das famílias de um e-book destinado ao uso escolar, de mesmo nome e que está disponível em https://coracoesementes.org.br. Ele também pode ser encontrado no portal Internet Segura (https://internetsegura.br), do NIC.br, que agrega diversas iniciativas para fomentar um uso mais seguro e responsável da Internet.