Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Flipetrópolis inaugura exposição educativa Portinari para crianças

Mostra fica em cartaz até o dia 5 de maio.

O Palácio de Cristal é palco de uma exposição inédita no país, “Portinari Para Crianças”, atividade da primeira edição do Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis, que vai acontecer de 1 a 5 de maio. A inauguração aconteceu no último dia 18 de março.

A mostra apresenta 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari e segue aberta ao público até o dia 5 de maio, com entrada gratuita. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, que esteve presente na inauguração. A mostra terá visitas educativas guiadas, das 10h às 16h, todos os dias.

O ator Thiago Lacerda foi o responsável por conduzir a cerimônia. Também estava presente o escritor Tom Farias, um dos curadores do Flipetrópolis, e o diretor da concessionária Águas do Imperador, representando o grupo Águas do Brasil, empresa patrocinadora do Festival, o diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

O prefeito Rubens Bomtempo, o vice-prefeito, Paulo Mustrangi, além de secretários municipais participaram da abertura. O presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, também marcou presença no evento, junto ao curador da exposição e coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida.

“Que o Flipetrópolis seja um momento de valorização da literatura e cultura. Que seja uma ferramenta de construção para que as pessoas se tornem cidadãos críticos. É importante garantir que as nossas crianças possam de fato absorver esse ambiente de cultura e arte”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que também agradeceu Afonso Borges pela confiança no município para realizar o Festival Literário Internacional.

O evento foi uma celebração da literatura e da decisão de Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis, de investir na cultura na cidade fluminense. Borges é o fundador do projeto literário Sempre Um Papo, que há 38 anos atua com o propósito de incentivar a leitura.

O presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, destacou as alcunhas que envolvem Petrópolis, como cidade imperial e cidade das hortênsias. A partir da realização do I Flipetrópolis, o escritor e pesquisador espera “que o município passe a ser conhecido, também, como cidade das letras”. Ele ressaltou que a APL é a primeira academia municipal a ser criada no país, completando 102 anos em 2024.

As secretárias municipais Sílvia Guedon, Adriana de Paula e Diana Iliescu ressaltaram as movimentações que o Flipetrópolis trará – e já traz – à cidade. O incentivo à cultura e ao turismo movimentam a economia local, e a educação colhe os frutos que o evento planta em Petrópolis, mesmo após a realização do evento. Indo além, Guedon expressou seu desejo de que o Flipetrópolis seja realizado em outras ocasiões na cidade, uma vez que se trata de um evento de grande relevância e importância perante à arte, à cultura e à educação.

Guilherme de Almeida finalizou a cerimônia da abertura da exposição educativa Portinari Para Crianças apresentando detalhes sobre a mostra, que teve sua curadoria, juntamente a João Candido Portinari, fundador e diretor do Projeto Portinari. “A exposição “Portinari: Cores de Infância” tem a incrível capacidade de transmitir mensagens poderosas tanto para as crianças quanto para os adultos. Para as crianças, as obras de Portinari proporcionam uma jornada visual cativante, introduzindo-as à diversidade da cultura brasileira, às alegrias da infância e à riqueza de nossa história. Através do caráter lúdico e das cores vibrantes, as pinturas de Portinari estimulam a imaginação e incentivam a apreciação da arte desde cedo. Para os adultos, a exposição é um convite à nostalgia, relembrando a simplicidade e complexidade da infância. Além disso, as pinturas de Portinari oferecem uma oportunidade de reflexão sobre as questões sociais e culturais presentes em suas obras. Em essência, a exposição transcende gerações, conectando-se a públicos de todas as idades ao transmitir valores universais e celebrar a beleza nas experiências compartilhadas da vida.”, destacou Guilherme.

Para João Candido Portinari, Portinari deixou um legado riquíssimo, mas não “apenas” pictórico, plástico. Um legado ético e humanista, que muito tem a dizer para um mundo hoje tão conflagrado pela violência, pela injustiça social, pelo desrespeito ao sagrado da vida. “Sua obra não nos traz apenas linhas, formas, volumes e cores. Ela é um grito por valores. Valores de não violência, de fraternidade, de justiça social, de respeito ao sagrado da vida. Nosso Educativo foi construído a partir desta constatação. Neste mundo tão ameaçador que vamos adentrando, o que de melhor para transmitir aos nossos filhos e netos do que esses valores?”, finalizou

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar