Pensar contemporâneo – 23/05/2020
Em uma era de tecnologia e informações de fácil acesso, nossas escolas ainda esperam que saibamos tudo dos livros, sem considerar se isso será o que realmente precisamos no nosso desenvolvimento profissional.
Quantas vezes você se perguntou se precisaria de matérias para aprender porque o currículo dizia isso? A Finlândia decidiu mudar isso em seu sistema educacional e introduzir algo adequado para o século XXI.
Em 2020, em vez de aulas de física, matemática, literatura, história ou geografia, a Finlândia introduzirá uma abordagem diferente da vida através da educação. Bem-vindo ao aprendizado baseado em fenômenos!
Como a Phenomenal Education (Educação Fenomenal em tradução livre) declara em seu site, “Na Aprendizagem Baseada em Fenômenos (PhenoBL) e no ensino, os fenômenos holísticos do mundo real fornecem o ponto de partida para a aprendizagem. Os fenômenos são estudados como entidades completas, no contexto real, e as informações e habilidades relacionadas a eles são estudadas através do cruzamento das fronteiras entre os sujeitos. ”
Isso significa que, em vez de aprender física (ou qualquer outro assunto) para aprendê-la, os alunos terão a oportunidade de escolher entre fenômenos de seu ambiente real e do mundo, como Mídia e Tecnologia ou a União Europeia.
Esses fenômenos serão estudados por meio de uma abordagem interdisciplinar, o que significa que os sujeitos serão incluídos, mas apenas aqueles (e apenas partes deles) que contribuem para se destacar no tópico.
Por exemplo, um aluno que deseja estudar um curso profissional pode fazer “serviços de cafeteria” e o fenômeno será estudado através de elementos de matemática, idiomas, habilidades de escrita e comunicação. Outro exemplo é a União Europeia, que incluiria economia, idiomas, geografia e a história dos países envolvidos.
Agora tome sua profissão como exemplo e pense em todas as informações que você precisa saber conectadas a ela – agora você está pensando da maneira PhenoBL!
Esse tipo de aprendizado incluirá sessões presenciais e on-line, com forte ênfase no uso benéfico da tecnologia e da internet através do processo de eLearning.
No processo de aprendizagem, os alunos poderão colaborar com seus colegas e professores, compartilhando informações e explorando e implementando coletivamente novas informações como uma ferramenta de construção.
O estilo de ensino também vai mudar!
Em vez do estilo tradicional de aprendizado centrado no professor, com os alunos sentados atrás de suas mesas e gravando todas as instruções dadas pelo professor, a abordagem mudará para um nível holístico. Isso significa que todo fenômeno será abordado da maneira mais adequada e natural possível.
No entanto, como afirma o Phenomenal Learning, “o ponto de partida do ensino fenomenal é o construtivismo, no qual os alunos são vistos como construtores ativos de conhecimento e as informações são construídas como resultado da solução de problemas, como ‘pedacinhos’ em um todo que se adapte à situação em que é usado no momento. ”
Esse sistema educacional tende a incluir a inclinação em um ambiente colaborativo (por exemplo, trabalho em equipe), no qual eles gostariam de ver as informações sendo formadas em um contexto social, em vez de serem vistas apenas como um elemento interno de um indivíduo.
Essa abordagem apoiará o aprendizado baseado em perguntas, a solução de problemas e o aprendizado de projetos e portfólio. O último passo será a implementação prática, sendo vista como o resultado de todo o processo.
Essa reforma exigirá muita cooperação entre professores de diferentes disciplinas e é por isso que os professores já estão passando por um treinamento intenso.
De fato, 70% dos professores em Helsinque já estão envolvidos nos trabalhos preparatórios, de acordo com o novo sistema.
O co-ensino está na base da criação do currículo, com a participação de mais de um especialista em disciplinas e os professores que adotarem esse novo estilo de ensino receberão um pequeno aumento em seu salário como sinal de reconhecimento.
Do ponto de vista do ensino, esse estilo também é muito gratificante e vale a pena para os professores. Alguns professores, que já implementaram esse estilo em seu trabalho, dizem que não podem voltar ao estilo antigo.
Isso de fato não surpreende, pois a interação nesse estilo de ensino é algo com que todos os professores sempre sonharam.
Atualmente, as escolas são obrigadas a introduzir um período de aprendizado fenomenal pelo menos uma vez por ano. O plano é implementar completamente a abordagem PhenoBL até 2020.
Uma abordagem semelhante chamada Centro de Aprendizagem Lúdica está sendo usada no setor pré-escolar e servirá como ponto de partida para a aprendizagem fenomenal.
Fonte: Phenomenal Education http://www.phenomenaleducation.info/change-with-digital.html
Crédito da foto de capa: Gabby Orcutt