Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Fil está no ar

Performances artísticas e espetáculos nacionais e internacionais, happy hours e ações interativas. Tudo isso faz parte da programação da edição comemorativa aos 15 anos do Festival de Intercâmbio de Linguagesn (Fil). Com curadoria e direção geral de Karen Acioly, o festival tem o objetivo de integrar a família inteira com atrações curiosas, inovadoras e divertidas. De 29 de setembro a 15 de outubro, o Fil recebe artistas da França, Espanha, Argentina, Uruguai, Bélgica, Canadá, Romênia e claro, do Brasil. Além de surpresas criativas nas ruas do Rio, as apresentações vão acontecer no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro Cultural Correios e no Canastra Bar.

O espetáculo francês Frères (+ 9 anos) fará a abertura oficial do FIL no Espaço Cultural Sérgio Porto, dia 29 de setembro, às 21h. Na apresentação, dois irmãos contam com cubos de açúcar e pó de café, a história do avô, que vivia na Espanha em guerra, em 1936. Ainda na sexta, às 22h30, a cantora e acrobata Silvia Machete se apresenta no Cabaret FIL, no Canastra Bar. Em um ambiente intimista com comidinhas e drinques temáticos, é o melhor programa para os adultos fecharem a noite pós-teatro.

Confira a programação completa

Uma das novidades deste ano é o Palco aberto Fil Petrobras, criado para apresentar artistas inovadores que normalmente não têm espaço. A atividade receberá números?, performances? e curiosidades de diversas linguagens, vindas de qualquer pessoa e de artistas em geral. O palco está aberto para todos: amadores e profissionais que amam arte. O objetivo é mostrar o que há de mais inovador no mundo criativo das artes cênicas e visuais. Serão três dias intensos com mais de 40 artistas revelados e pré-selecionados pelo exigente júri do FIL. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site do festival (www.fil.art.br) e enviar um vídeo – de celular mesmo – de até quatro minutos gravado em algum local inusitado da cidade. Os candidatos pré-selecionados se apresentarão durante dois dias do festival e o preferido pelo voto popular ganhará o Prêmio Fil Petrobras Inovação: uma viagem com acompanhante para Mulhouse e Kingersheim, na França, onde acontece um dos mais importantes eventos de artes para o público jovem: o Festival Momix, parceiro internacional do FIL. As inscrições estão abertas e vão até dia 29 de setembro.

Nos dias do Palco Aberto Fil Petrobras, que acontecerá no Teatro 1 do CCBB e no Pátio Aberto dos Correios , performances, Desfil de body painting da artista uruguaia Gabriela Kolto Sáez e a participação mais que especial do Coletivo Abrigo, composto de músicos, artistas visuais e circenses, garantem a divertida mistura de públicos e linguagens. A proposta do grupo Coletivo Abrigo é atuar no direito à arte nos espaços públicos, através de intervenções artísticas de urbanismo tático e instalação de mobiliário urbano.

Espetáculos aclamados internacionalmente e inéditos no Brasil são alguns dos destaques da programação: “Frères”, da França, “Grettel e Hansel” (+ 9 anos), do Canadá; “Gulliver” (+ 5 anos), da Romênia; o espanhol “A Gruta da Garganta” (+3 anos), os belgas “Eu Sou Uma Dançarina Estrela” (+ 4 anos) e “Como a Chuva” (+ 8 anos). Crianças de todas as idades têm lugar garantido no FIL, mas os pequenos a partir dos dois anos são o público-alvo do ESCUTA FIL , que trará espetáculos pockets de música para a primeira infância. O ESCUTA FIL traz em seu cardápio o Sarauzinho Musical (+ 18 meses) e o Manaká Passarinheiro (+ 18 meses). Para pais e crianças acima de 8 anos, O Livro dos Acalantos, aula espetáculo de José Mauro Brant com participação especial de Janaína Azevedo. Confira a programação completa no site.

A edição deste ano traz ainda a exposição “Destino: Casa”, da artista mineira Lu Lessa Ventarola. Através da repetição de signos e palavras, ela nos faz perceber o quanto é longo o caminho para o autoconhecimento . Um encantamento que faz da linguagem visual um portal de acesso para o mundo íntimo do olhar. No Centro Cultural Correios, o público poderá provar as ‘delícias FIL’, comidinhas criadas especialmente para o festival. “Para tornar a experiência ainda mais saborosa, o chef Josival Silva vai preparar tapiocas coloridas e saudáveis e a Laranja Vegana apresenta seus brigadeiros sem lactose, para serem apreciados antes ou após as performances”, conta Karen.

Para os adolescentes

O Fil convida os adolescentes a participarem do processo criativo do espetáculo “Quando As Pessoas Andam Em Círculos” (+ 16 anos), da Cia Artesanal, e a ouvirem a leitura do texto e roda de conversa de “As 3 Irmãzinhas” (+ 10 anos), de Suzanne Lebeau (Canadá) , uma das mais importantes autoras dedicadas aos novos públicos. Em processo o solo da bailarina francesa Eleonore Guisnet, Ô Boca, com co-direção de Dani Lima e musica original de Roberto Burgel.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar