Festival comKids seleciona 14 produções para etapa final da competição

Gerar visibilidade para produções infantojuvenis de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais. Esse é o objetivo do Festival comKids interativo 2020, competição ibero-americana que abre espaço para a promoção e valorização de apps, games, sites, e-books, entre outros.

As produções selecionadas serão apresentadas entre os dias 11 e 14 de agosto pelo canal do comKids no YouTube e o público poderá participar de forma on-line votando nas criações preferidas. O evento conta ainda com uma programação intensa com mesas, masterclass e workshops para desenvolvedores de games e apps, educadores, designers e outros profissionais ligados à produção digital infantojuvenil.

O Festival comKids Interativo 2020 é uma realização Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, Goethe-Institut e Spcine, Empresa do Cinema e Audiovisual de São Paulo. O evento conta, ainda, com a parceria da Singular Mídia e Conteúdo.

Para conhecer os destaques da programação, conversamos com Daniel Leite, coordenador do festival este ano. Leia a entrevista!

Qual o principal objetivo do Festival comKids Interativo? 
O Festival comKids Interativo é um espaço para celebrar a cultura digital e o audiovisual para crianças e adolescentes, afinados com o conceito de qualidade na produção. Quando falamos nisso, estamos nos referindo a obras que estimulam a reflexão, que encantam, que representam a diversidade das infâncias brasileiras e latino-americanas em geral, entre outros aspectos, promovendo também um intercâmbio com produtores da Espanha e de Portugal. Este ano, teremos a competição de obras interativas, que reúne apps, games, livros digitais e projetos multiplataforma (transmídia, projetos 360, crossmedia, entre outros). Inscrições para votantes estão abertas via portal comKids, a avaliação culmina no dia 14 de agosto, com bate-papo virtual com produtores no YouTube.

Promoveremos igualmente o eixo de formação e atualização do evento, convidando profissionais de diversas áreas ligadas à produção cultural, educativa, tecnológica e digital para crianças e adolescentes, educadores, pais e cuidadores (entre outros) por meio de conversas, workshops, debates, Masterclass etc. Esses eixos “adultos” do Festival acontecem de 11 a 15 de agosto totalmente on-line, via nosso canal YouTube (www.youtube.com/comkids). Toda a programação pode ser consultada neste link: https://comkids.com.br/programacao-festival-comkids-interativo-2020/ .

Por fim, temos prevista a realização da mostra audiovisual, cujo público final são as crianças e famílias, e que estará disponível no YouTube, YouTube Kids e em nossa estante na Spcine Play a partir de 13 de agosto, ficando lá por 20 dias aproximadamente. Trata-se de 12 filmes ibero-americanos selecionados por faixa etária, muitos deles premiados nas edições anteriores do comKids, que ficarão disponíveis para o grande público por esse período. Após os 20 dias, a mostra segue disponível com seus títulos por mais tempo para todos os interessados no Spcine Play. Em breve, divulgaremos esses títulos e mais informações a respeito da mostra audiovisual infantojuvenil no portal comKids.

Quantas obras foram inscritas no Festival comKids Interativo 2020?
Em 2020, devido à pandemia, que afetou bastante nossa convocatória, tivemos 49 produções inscritas, de cinco países latino-americanos (Argentina, Brasil, Colômbia, México e Uruguai). A categoria Multiplataforma foi a mais procurada, com 18 inscrições. Todas as produções inscritas serão divulgadas com detalhes no catálogo virtual comKids 2020. 

Quais critérios foram usados para seleção das obras?
A pré-seleção foi realizada por 16 jurados especialistas na área. Mais informações aqui: https://comkids.com.br/obras-na-competicao-no-festival-comkids-interativo-2020/

Abaixo, os critérios utilizados:

– Ideia: originalidade temática, de abordagem, de formato e de conceito.

– Conteúdo: proposta e organização conceitual e editorial, coerência temática e narrativa (esta última, quando houver).

– Design de Interação: grau de interatividade da obra. Articulação da jogabilidade com a ideia, o conteúdo e o conceito da proposta. Composição dos elementos sonoros, visuais, lúdicos, assim como os aspectos de fruição e interação.

– Público-alvo: adequação à faixa etária e ao público ao qual a obra se dedica.

Com relação aos conteúdos enviados, o que chamou mais atenção dos jurados? 
Cada categoria apresentou aspectos diferentes que se destacaram. Em “Games”, por exemplo, temos a produção de obras que exploram o legado cultural e antropológico brasileiro. A exploração de histórias não contadas, de vozes que eram silenciadas e que hoje vêm à tona, com todo o seu interesse. Em “Apps” a qualidade técnica e interacional das obras foi bastante levada em conta, assim como seus aspectos pedagógicos, narrativos e a adequação à faixa etária, com obras consagradas para os diferentes dispositivos, já em meio ao público nacional. Já os “Livros digitais” trouxeram obras que expressaram qualidade artísticas e literárias, ritmo, narração, assim como temas sensíveis. Em “Multiplataforma”, temos a importância de obras que sabem abordar suas audiências de forma inteligente e estratégica, veiculando evidentemente conteúdo de qualidade, que os desafia a explorar o mundo e a aprender.

De que forma crianças e jovens podem usar a tecnologia para construir conhecimento, além do entretenimento?
A tecnologia pode ser um meio muito eficaz para que as crianças encontrem, cada vez mais, formas de encurtar distâncias, de fortalecer amizades, ou mesmo de obter acesso a bons conteúdos e histórias inspiradoras. Com certeza, um grande desafio é encontrar apps e “URLs” adequados e seguros, onde elas podem exercer plenamente suas autonomias, aprender, buscar conhecimento, experimentar, se relacionar com os outros e com o mundo, além de se divertir, por que não? Existem profissionais que estão dedicando esforços constantes para a melhoria da qualidade das produções para crianças e adolescentes em nossa região e nosso evento busca dar visibilidade aos seus trabalhos. Além disso, cada dia mais vemos os potenciais intrínsecos dos jogos e da ludicidade como formas de estímulos essenciais para a aprendizagem.   

Serviço:

Evento: Festival comKids interativo 2020
Data: de 11 e 14 de agosto de 2020
Programação:
https://comkids.com.br/programacao-festival-comkids-interativo-2020/
Inscrições para votantes: abertas via portal comKids
Mais informações: www.comkids.com.br

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma