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Evento no Rio debate o uso de tecnologias da informação na rotina de crianças e adolescentes

Confira a programação.

Qual a idade para crianças iniciarem suas atividades online? Qual o tempo de uso para jogos de videogames entre adolescentes? Quais as repercussões no desenvolvimento mental e nos comportamentos de crianças e adolescentes que acessam as redes sociais? Internet faz mal à saúde? Como se proteger de desafios perigosos online e off-line? Quais as principais ações para prevenir a dependência das tecnologias digitais? O V Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes/Jovens Adultos: E.S.S.E. Mundo Digital pretende debater essas e outras questões, reunindo profissionais convidados nacionais e internacionais, todos professores e pesquisadores de notório saber do Brasil, que fazem parte da rede de proteção social de crianças e adolescentes que acessam a Internet em diversos países.

Acesse o site do evento

O evento será realizado no Hotel Pestana, em Copacabana, nos dias 6 e 7 de junho. O encontro faz parte de um projeto mais amplo de fortalecimento da nossa Rede E.S.S.E. Mundo Digital (Ética, Segurança, Saúde e Educação no Mundo Digital), que tem como principal meta transformar o uso da Internet numa fonte mais ética, segura, saudável e educativa.

Regina de Assis, consultora em mídia e educação, estará presente na mesa sobre educação. Ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e ex-presidente da Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), Regina vai debater o papel das linguagens audiovisuais, digitais e impressas e a qualificação dos professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Um dos maiores desafios da introdução de linguagens audiovisuais, digitais e impressas nestes dois segmentos de ensino é a educação prévia e a atualização em serviço dos professores. Há muitos equívocos em relação ao próprio conceito de tecnologia, que deve ser entendido como as máquinas que são os suportes de linguagens, a compreensão sobre as próprias linguagens, usadas para constituir conhecimentos e valores, e quando e como tais linguagens devem ser introduzidas ou não. O desafio que se apresenta aos professores é de que as crianças, na educação infantil, não devem ter contato com celulares, tablets e jogos eletrônicos. As crianças até aos 6 anos de idade devem brincar e vivenciar experiências sem o uso das tecnologias”, destaca.

O encontro é promovido pelo Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência, Saúde – CEIIAS. Trata-se de uma organização civil e não governamental, fundada em 1996, com a missão de divulgar conhecimentos de educação em saúde e treinamento multidisciplinar sobre questões e situações de risco que envolvem crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades.

Ao final do evento, será divulgado um documento com Recomendações e Diretrizes para Políticas Públicas sobre Crianças/Adolescentes na Era Digital

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