Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

“Esse rio é meu!”: motivando o aluno a aprender através de causas

Projeto criado pelo Planetapontocom foi abraçado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Meta é recuperar os rios da cidade

Fazer a educação atravessar os muros da escola. Engajar os alunos através de um propósito. Romper o paradigma das matérias ensinadas em “caixinhas” separadas.

Esses são os principais propósitos de um projeto inovador idealizado pelo Planetapontocom e abraçado este ano pela Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro.

No último dia 3, em evento da Fecomércio sobre “Cidadania e o futuro da educação”, a escritora Silvana Gontijo apresentou o projeto “Esse rio é meu”, que vai mobilizar alunos e escolas em prol de uma causa: recuperar os rios urbanos da cidade do Rio.

O objetivo é que os alunos se engajem através de uma causa, incentivados a tomar consciência dos problemas sociais, a se responsabilizar em cuidar do meio ambiente e da qualidade de vida dos cariocas.

O projeto é multidisciplinar, o que instiga as diferentes disciplinas da sala de aula a fazerem um trabalho pedagógico que aborde, dentro de cada tema, a importância dos rios para o cotidiano da cidade. Poderão ser conduzidas pesquisas sobre a história dos rios, ações de comunicação sobre consciência ambiental, a ciência por trás do processo de despoluição e uma infinidade de possibilidades!

Todas as escolas municipais devem participar do projeto, a partir de um mapeamento que distribui os diferentes rios da cidade entre as escolas de acordo com a proximidade de cada um.

A adesão da Prefeitura ao projeto já foi oficializada através da Lei 6535, de 22 de abril de 2019. Estão previstas visitas das unidades escolares às estações de tratamento, instruções práticas sobre conservação de rios e programas de incentivo à participação dos pais nas diferentes atividades.

A expectativa é de que os resultados tragam uma experiência inovadora para as salas de aula, ao mesmo tempo em que sirva de exemplo para mostrar que a educação pode ter um efeito marcante na vida dos alunos quando baseada em propósitos fora das quatro paredes da escola.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar