Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: evento no Museu do Amanhã celebra conquistas e lança atividades em 2023. Você está convidado

Encontro acontece nesta sexta-feira, dia 17. Inscrição gratuita. Participe também.

Por Marcus Tavares

Um evento para celebrar as conquistas e lançar as atividades de 2023. Nesta sexta-feira, dia 17, no Museu do Amanhã, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro vão se reunir para comemorar e firmar novos compromissos em torno do projeto Esse Rio é Meu. Idealizado pelo planetapontocom, o programa tem o objetivo de engajar as unidades escolares na recuperação e preservação dos rios da cidade. O projeto vem sendo desenvolvido, desde 2022, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio e em parceria com a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. Neste ano, 646 escolas vão se somar com as 127 que já participavam do projeto. O anúncio será feito oficialmente no encontro.

“Será um ano muito promissor. O balanço de 2022 superou as nossas expectativas. Boa parte das 127 escolas que já estavam envolvidas participou ativamente, trabalhando de forma interdisciplinar e o que é mais interessante: se tornando polos de ativação de territórios, mostrando e ressignificando a força e o papel da escola. Agora, serão 773 escolas engajadas, um grande avanço”, comemora Silvana Gontijo, idealizadora do Esse Rio é Meu e presidente do planetapontocom.

Quer participar do encontro? Faça aqui sua inscrição

O encontro vai reunir os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente e Cultura da Prefeitura do Rio, Renan Ferreirinha, Tainá de Paula e Marcelo Calero, respectivamente. O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, também estará presente, bem como representantes da concessionária Águas do Rio e de outros parceiros do projeto: Guardiões do Rio e Fundação Rio Águas. Também estará presente o ator Thiago Lacerda, um dos embaixadores do Esse Rio é Meu, que vai interpretar o poema O Grito do Rio!

E lógico: as escolas. Logo na entrada do auditório do Museu do Amanhã, banners vão apresentar os trabalhos realizados por algumas delas. Outras unidades estarão no palco, ao vivo, como a Escola Municipal Paulo Maranhão (Realengo) e Escola Municipal José de Alencar (Laranjeiras). Professores e estudantes estarão presentes para contar suas experiências.

“Em 2022, ao desenvolver o projeto Esse Rio é Meu, focamos no protagonismo do estudante, na participação das famílias e na conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos rios. Queremos engajar e encorajar outras unidades a se somarem conosco neste projeto. E estamos ansiosos para dar continuidade ao programa neste novo ano letivo”, destaca Laudicéria Reis, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Paulo Maranhão.

Vídeos com depoimentos de outras unidades também serão exibidos. As conquistas da Escola Municipal Cuba (Ilha do Governador), CIEP Presidente Agostinho Neto (Humaitá), Escola Municipal Camilo Castelo Branco (Jardim Botânico), da Escola Municipal Nereu Ramos e da Escola Municipal Operário Vicente Mariano (Complexo da Maré) serão compartilhadas.

“O ambiente educacional é o primeiro nicho de inovação. Sobre essa parceria (Esse Rio é Meu), a palavra que surge é esperança. É imprescindível que a pauta sobre meio ambiente esteja presente em todos os debates que incluem a vida social e educacional. A escola possui, através do afeto, da informação e da interação, os meios ideais de provocação social e de ações transformadoras”, destaca Ana Paula Carvalho Leandro, diretora da Escola Municipal José de Alencar.

“Essas escolas que já participam do projeto desde o ano passado estão sendo convidadas para assumirem o papel de inspiradores e multiplicadores para as novas unidades escolares que chegam em 2023”, explica Silvana Gontijo.

Na programação do evento, ainda haverá a participação do coral da Escola Municipal D João VI. Ele vai cantar o samba que foi criado pela comunidade para chamar a atenção do bairro de Higienópolis sobre a importância de resgatar o rio Faria Timbó.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar