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Esse Rio é Meu: crianças da Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira participam do programa por meio da contação de histórias

Conheça o projeto que envolveu as crianças do Maternal.

Por Marcus Tavares

É por meio, principalmente, da contação de histórias que a Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira, localizada em Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, vem desenvolvendo o programa Esse Rio é Meu com os estudantes da Educação Infantil. Ao longo deste ano, crianças do maternal 2 foram instigadas a se conhecer, a conhecer o outro, bem como o ambiente em que vivem, despertando o interesse e o contato com a natureza. Tudo isso desenvolvido pelas equipes: Maternal 31: Caroline Lacerda, Jecina Batista e Fabrícia Cortes; Maternal 32: Maria de Fátima Cordeiro, Luciene Sampaio e Renato Leite; e Maternal 33: Sheila Caroline, Gisele Arruda, Viviane Santana e Ana Paula Aveiro. E sob a direção das professoras Adriana Espíndola Cerqueira e Thais Roberta dos Santos.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é inovar metodologicamente a partir da interdisciplinaridade, engajando escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. Neste ano, o projeto envolve 773 escolas da rede e 68 rios. Em 2024, as 1545 unidades escolares da rede participarão e o número de rios chegará a 267.

“Envolvendo nossas crianças nesse contexto e considerando nosso projeto anual sobre a cidade do Rio de Janeiro, levantamos questionamentos tais como: por que nossa cidade de chama Rio de Janeiro? O que é um rio? O que é um valão? Que tipos de vidas habitam essas fontes? Perto de sua casa tem um rio? Que cuidados devemos ter com essas fontes de vida? Como esperado, nossas crianças relataram e compartilharam seus conhecimentos acerca do assunto, destacando muitas experiências vivenciadas por elas. Posteriormente, enriquecendo esse momento de escuta, as crianças assistiram ao vídeo narrativo da história “De onde vem a água dos Rios”, de Bernardo Gontijo. O desdobramento dessa vivência foi a representação e construção coletiva de um rio como deve ser: com águas limpas e inúmeras formas de vida, garantindo a preservação e conservação do Meio Ambiente”, explica a professora Sheila Caroline.

Logo de início a unidade escolar também realizou uma visita guiada com o corpo docente da creche com objetivo de conhecer o Rio Jacaré, obtendo informações de sua localização e condições. Nesse sentido, as famílias também foram envolvidas, sendo convidadas a registrar seus conhecimentos sobre o rio estudado através de uma pesquisa enviada para casa.

“Em outra ocasião, a partir das vivências e informações coletadas, apresentamos, inicialmente por meio de fotos, o Rio Jacaré aos nossos pequenos, fomentando diálogos acerca de suas condições e localização no bairro onde muitos vivem. Contextualizando esse momento, realizamos a contação da história “O menino e o Jacaré”,Maté, e confeccionamos coletivamente o personagem que representa o nome do rio estudado, assim como uma das formas de vida que habita ambientes como rios e lagoas. De posse destas informações e registros coletivos, divulgamos para toda comunidade escolar os conhecimentos obtidos através de pesquisas e vivências”, complementa Sheila.


A partir daí, a creche deu continuidade ao projeto com a realização de outras etapas. Foi o que aconteceu a partir da história ”Meu Rio”, do autor Shari Halpern. Depois da contação, foi conversado com as crianças sobre a diferença de um rio limpo e de um rio sujo; a importância de um rio para a cidade tendo como objetivo o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente.

As atividades, em torno do programa Esse Rio é Meu, contaram inclusive com o Dia D, no qual foi promovida uma campanha de mobilização em parceria com a comunidade escolar visando o conhecimento e incentivo de ações de preservação e conservação do Rio Jacaré.

“Envolvendo as turmas de Maternal II e seus responsáveis, caminhamos até o local onde o rio se localiza e realizamos observações sobre sua condição, destacando as intervenções necessárias a fim de garantir a preservação e conservação do rio e do meio ambiente. Outro desdobramento, foi a realização de coleta de materiais e recursos jogados no entorno do rio, como recicláveis e elementos naturais. Em diálogo com as crianças, combinamos de selecionar esses recursos, reciclando e reutilizando tudo o que for possível. Estas vivências nos possibilitaram refletir sobre o papel e responsabilidade de cada cidadão no sentido de preservar e conservar o meio ambiente, seus recursos e elementos naturais. Só assim, construiremos um futuro melhor!”, enfatizou Sheila.

Após a ação, as crianças transformaram os lixos encontrados nos rios em tambores, leques e barquinhos, utilizando somente a imaginação. Transformaram o lixo em algo útil, aprendendo a reduzir, reciclar e reutilizar.

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