Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

EREM-Itabira: “Fica a confirmação do que já sabíamos: a melhor forma de fortalecer uma causa é por meio do engajamento das nossas crianças”, prefeito Marco Antônio Lage

Programa impactou 10 mil alunos da rede municipal.

Por Marcus Tavares

O atual prefeito do município de Itabira, Marco Antônio Lage, é natural da própria cidade. Jornalista graduado pela PUC-Minas e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina, ele no início deste ano firmou parceria junto ao planetapontocom para implementar o programa Esse Rio é Meu.

Desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabira, em parceria com a oscip planetapontocom e a Vale (patrocinadora), o programa tem o objetivo de engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

“Uma prefeitura só obtém sucesso em seus projetos quando há unidade e forças somadas na mesma direção. É um objetivo desta nossa gestão ter o envolvimento de diversas secretarias nos projetos desenvolvidos pelo município e este projeto vem reafirmar a nossa proposta. Com esta ação a Prefeitura está trabalhando para salvar o patrimônio hídrico de Itabira e levar conhecimento aos nossos alunos das escolas públicas, mostrando o potencial dos rios que nascem e cortam Itabira”, destaca.

Em entrevista à revistapontocom, o prefeito afirma que o programa impactou 10 mil alunos das escolas municipais e conquistou toda a rede de educação, já que os professores se envolveram totalmente nas ações. “O resultado são crianças e adolescentes mais conscientes e engajados nos assuntos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E, daqui pra frente, mais gente protegendo nossos rios e, consequentemente, mais recursos preservados”, completa, garantindo que o programa terá continuidade.

Acompanhe a entrevista:

revistapontocom – O que representou a adesão do município de Itabira ao programa Esse Rio é Meu?
Marco Antônio Lage –
Itabira vive um momento de transformação. Somos uma cidade mineradora e os impactos ambientais nos acompanham há mais de oito décadas. Temos hoje uma atenção especial com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, com benefícios para o presente e para o futuro. O programa Esse Rio é Meu representa um passo importante para uma Itabira mais sustentável, visto que sabemos que a educação ambiental é uma poderosa ferramenta de mudança de atitudes, já que as crianças se engajam nas ações e contagiam suas famílias e toda a comunidade. A inclusão de Itabira ao projeto representa, ainda, o interesse da gestão pública em fomentar e colocar em prática as ações que possam impactar a população quanto à preservação dos nossos recursos hídricos.

revistapontocom – Que objetivos tinham sido traçados e o que de fato foi alcançado?
Marco Antônio Lage –
O objetivo principal sempre foi despertar essa consciência ecológica nos quase 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Sabemos que os impactos disso serão sentidos a médio e longo prazo, a partir dessa nova concepção, com a melhoria da qualidade das águas, aprimoramento da percepção ambiental e eliminação das cargas poluidoras em pontos turísticos. Levantamentos estão sendo feitos para mapear todos os cursos d’águas existentes no município. Uma grande conquista com o projeto foi envolver a comunidade escolar e colocar os alunos como protagonistas. Muitas ações foram realizadas em todas as escolas e os estudantes conheceram a realidade dos cursos d’água no entorno das escolas. Com as atividades, os alunos criaram uma ideia de pertencimento ao terem contato com os rios próximos às escolas.

revistapontocom – O projeto em Itabira uniu duas pastas: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a de Educação? O que isso representou para sua gestão?
Marco Antônio Lage –
Uma prefeitura só obtém sucesso em seus projetos quando há unidade e forças somadas na mesma direção. É um objetivo desta nossa gestão ter o envolvimento de diversas secretarias nos projetos desenvolvidos pelo município e este projeto vem reafirmar a nossa proposta. Com esta ação a Prefeitura está trabalhando para salvar o patrimônio hídrico de Itabira e levar conhecimento aos nossos alunos das escolas públicas, mostrando o potencial dos rios que nascem e cortam Itabira.

revistapontocom – O senhor pode acompanhar o trabalho das escolas?
Marco Antônio Lage –
Acompanhei de perto várias atividades realizadas ao longo do primeiro semestre de implantação do programa. Também estou sempre de olho nas postagens nas redes sociais e nas manifestações dos nossos diretores e professores. É muito importante para Itabira ser protagonista no desenvolvimento deste projeto em Minas Gerais. Já é possível perceber que as ações provocaram uma transformação e mais qualificação no ensino da Rede Municipal. Creio que Itabira pode se tornar um polo para compartilhar conhecimento nesta área e servirá de exemplo para outras cidades.

revistapontocom – Qual foi o impacto do programa?
Marco Antônio Lage –
O programa impactou 10 mil alunos das escolas municipais e conquistou toda a rede de educação, já que os professores se envolveram totalmente nas ações. O resultado são crianças e adolescentes mais conscientes e engajados nos assuntos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E, daqui pra frente, mais gente protegendo nossos rios e, consequentemente, mais recursos preservados.

revistapontocom – Como se encontra hoje as bacias hidrográficas/rios do município de Itabira?
Marco Antônio Lage –
Hoje uma das grandes missões da nossa gestão é reduzir drasticamente a destinação de esgoto nos recursos hídricos de Itabira. Atualmente, a nossa cidade trata menos de 50% do esgoto recolhido e a nossa meta é chegar a 80% ao fim de 2024. Os rios que atravessam o núcleo urbano são impactados por carga poluidora doméstica. Na zona rural a realidade é distinta. Os diversos cursos de água, em sua maioria, aparentemente, possuem água de boa qualidade próximo às nascentes. À medida que vão correndo vão sendo impactados. Além de todo trabalho para tratamento e destinação correta do esgoto, a educação ambiental precisa ser aprofundada, daí a importância de programas como o Este Rio é Meu.

revistapontocom – O que ficou de ‘lição’ do programa Esse Rio é Meu para Itabira?
Marco Antônio Lage –
Fica a confirmação do que já sabíamos: a melhor forma de fortalecer uma causa é por meio do engajamento das nossas crianças. As escolas são locais cheios de potencial para o desenvolvimento de estratégias que visam criar nas crianças consciência ambiental, promovendo uma integração cada vez maior entre a população e o meio ambiente que nos cerca.

revistapontocom – Com relação ao programa Esse Rio é Meu, quais são os próximos passos?
Marco Antônio Lage –
As escolas pediram e o programa continuará em Itabira. O engajamento foi enorme, as crianças se encantaram e mergulharam de cabeça nas ações. Entendemos que o impacto foi muito positivo, pedagogicamente foi um avanço incrível no que tange à educação ambiental.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar