Educação – sessão especial

Educadores e professores que participam do Projeto Cineclube nas Escolas conferiram, na semana passada, o documentário “Educação”, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin. A exibição aconteceu no Cineclube Silvio Tendler – Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, no Centro do Rio. O filme discute caminhos e possibilidades para as políticas públicas de educação no país.

De acordo com os diretores/professores, o longa produz associações e reflexões que colocam o espectador no centro das disputas, poderes, discursos e resistências que atravessam a educação, mas sobretudo a escola, fazendo com que, ao assistir, o público transite entre formas discursivas variadas. “Educação” é um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação do Brasil.

Pipano conta que a ideia de produzir o filme surgiu de uma pesquisa que estava sendo feita por ele e por Migliorin. A partir daí, buscaram entrevistar e conversar com personalidades que, de certa forma, tinham/têm relevância na política, no mundo das artes e da comunicação. O documentário conta com participações de José Wilker, Aloízio Mercadante, Jorge Dória, Luciano Huck, Mario Sérgio Cortella, Índio da Costa e a ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

Nos 50 minutos da obra, a educação ocupa o centro das atenções, onde todos, sem exceção, destacam a sua importância para os brasileiros. Um dos enfoques é o uso da tecnologia na sala de aula. “Para que essa velocidade está servindo? A educação e a escola não têm obrigatoriedade de estar no século XXI, mas, sim, devem estar em todos os séculos”, destacou Migliorin. Para os diretores, o filme quer gerar problematizações e reflexões.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma