Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação e tecnologia

Diante de várias questões sobre mídia e educação na escola é notório que ao longo desses anos as novas tecnologias vêm modificando a aprendizagem. Antigamente os alunos eram educados para que usassem a tecnologia, hoje professores estão tendo que se apropriar dessa tecnologia para educar os alunos. Com base nisso, no próximo dia 7 de agosto, vai acontecer mais uma edição do evento “Educação 360 Tecnologia”, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio.

No evento, jovens entre 13 e 18 anos vão participar de uma roda de conversa sobre os diversos olhares do uso de tecnologia no ambiente escolar. O “Painel Jovem” é um espaço onde a garotada pode ter voz e compartilhar as diversas maneiras que utiliza as novas ferramentas tecnológicas para aprender e ensinar. O que se propõe é uma escola contextualizada, que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem colaborativa, com o uso da internet como mecanismo de desenvolvimento, de criticidade, de colaboração mútua que transforma as informações em conhecimentos sistematizados. Os alunos se tornaram mais autônomos, pois os recursos e plataformas interativos, são dinâmicos e disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, é claro que a tecnologia por si só não substitui o professor, ela simplesmente o empodera.

Especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas de conhecimento estarão presentes.
Confira a relação completa

Destaque especial para o pesquisador Marc Prensky. Escritor americano e especialista no tema educação, Prensky é mais conhecido como o inventor e disseminador dos termos “Nativo Digital” e “imigrante digital” que descreveu em um artigo de 2001 em “On the Horizon”. Começou como professor no Harlem em Nova York e hoje é autor de vários livros em que se dedica a mostrar os desafios dos professores e das escolas a ensinarem as novas gerações, batizadas por ele de nativos digitais, com as novas tecnologias.

Clique aqui e leia entrevista concedida pelo escritor para o jornal O Globo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar