Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: parcerias e resiliência marcam o trabalho do EDI Heloisa Marinho, em Santa Teresa

Paula Cancella é a diretora da unidade escolar.

Por Marcus Tavares

Há um ano o Espaço de Desenvolvimento Infantil Heloisa Marinho, localizado em Santa Teresa, Centro do Rio, começou a desenvolver o programa Esse Rio é Meu. Um desafio e tanto, destaca a diretora e professora Paula Cancella: “Foi desafiador dada a localidade do Rio Papa Couve, que fica situado numa área conflagrada, e a alta demanda de projetos que nos chega à escola. Porém, foi tão gratificante a transformação daquele cenário que até lambe-lambe com as poesias de Manoel de Barros sobre o Rio foram espalhadas no entorno da comunidade”.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Segundo Paula, o programa envolveu todas as turmas da unidade escolar. Inicialmente, a direção fez um mapeamento das crianças que moravam mais próximas ao rio para as ações externas. E fico estabelecido que tais meninas e meninos seriam agentes multiplicadores do Esse Rio é Meu.

Nas aulas durante o ano, a questão da preservação foi continuamente reforçada e de forma artística. As turmas conheceram e trabalharam com poesias e músicas que falavam sobre os rios. Manoel de Barros foi um dos artistas mais revisitados.

“Por outro lado, fora da escola, fizemos uma parceria com os Guardiões do Rio, da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio. Por mais que a gente promovesse ações pedagógicas de revitalização do rio, precisávamos de uma intervenção direta no espaço. O rio estava muito sujo, com muitas ratazanas. Coincidentemente, no primeiro dia que visitamos o rio, encontramos os Guardiões, que são os profissionais encarregados de fazer a manutenção dos rios. Eles nos contaram sobre a dificuldade de manter a limpeza do entorno e do próprio rio. Perguntaram se podíamos ajudar. Foi perfeito. Desenvolvemos então com os alunos um jornalzinho para auxiliar na conscientização da comunidade. O material foi distribuído de porta em porta com a ajuda dos próprios Guardiões.”, conta Paula.

Ao mesmo tempo, a escola trabalhou em outras frentes. Por meio de doações, promoveu uma pequena revitalização do entorno do rio. Os guardiões e alguns professores voluntários se juntaram e ajudaram a pintar a rampa de acesso ao rio. Mudas e algumas flores foram plantadas, tornando o espaço limpo, bonito e acolhedor.

“Mas depois de conseguirmos revitalizar o espaço do entorno do rio, a conservação durou muito pouco. Parte dos moradores não contribuiu com a manutenção, inclusive, arrancado as plantas. Ficamos tristes. E concluímos que deveríamos adotar outra estratégia, caso contrário estaríamos sempre enxugando gelo. Tivemos então a ideia de transformar o Rio numa ‘lenda’. Colocamos uma tela protetora em um dos acessos ao rio, com algumas fitinhas amarradas. Junto, uma placa dizendo: Reza a lenda que as pessoas que amarram uma fitinha aqui têm o seu pedido atendido. Era uma forma então de modificar o espaço, torná-lo, inclusive, num ponto turístico, onde ninguém, portanto, iria danificar ou sujar. Ficou lindo e funcionou”, comemora.

Para 2024, a diretora afirma que fará uma nova diagnose junto aos estudantes, moradores e os parceiros com o objetivo de traçar os objetivos do ano. “Estamos apenas terminando o período de acolhimento para começar pra valer”, avisa.

Mas duas propostas estão na mesa: a criação de uma composteira na escola e talvez uma próxima ao rio e um projeto de troca de cartas com os estudantes da Creche Municipal Fallet, instituição escolar que fica ainda mais próxima do Rio Papa Couve e que serviu como ponto de apoio para as iniciativas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

4.8 5 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Debora Ramos
Debora Ramos
26 dias atrás

Parabéns a essa amiga gestora e sua equipe que desenvolvem um trabalho lindo e de excelência!!!!

Jessica
Jessica
28 dias atrás

Parabéns pela iniciativa!!! ????

Ana Paula
Ana Paula
29 dias atrás

Parabéns por esse trabalho incrível.

Érica
Érica
29 dias atrás

Que bacana! Parabéns para todos os envolvidos!

Last edited 29 dias atrás by Érica
Izabel Albernaz
Izabel Albernaz
29 dias atrás

Parabéns, Paula!
Iniciativas como essa transformam pessoas, lugares e geram debates transformadores. Belíssimo trabalho.

Layane
Layane
29 dias atrás

Que trabalho lindo! Muito sucesso pra vocês

Last edited 29 dias atrás by Layane
Bruna
Bruna
29 dias atrás

Muito bem,belo trabalho,bela história!
Parabéns!

Paula Poyares
Paula Poyares
29 dias atrás

Nossa casinha azul é maravilhosa! ?

Lilian Hassel
Lilian Hassel
29 dias atrás

Que movimento fabuloso!! Parabéns pelo trabalho e empenho de vcs!!

Alexsandra
Alexsandra
29 dias atrás

Que trabalho lindo! Parabéns pela dedicação de todos da escola! ??

Fernanda Tavares
Fernanda Tavares
29 dias atrás

Essa equipe é dedicada, entregue, competente e realiza com amor. Que trabalho incrível. Que seja divulgado e sirva como exemplo ?

Giselle
Giselle
29 dias atrás

Conheço a escola, conheço os professores e demais funcionários e principalmente conheço a diretora. São todos super dedicados em tudo que fazem . O espaço é lindo e super bem cuidado. Sentimos a alegria,o amor e o carinho deles com as crianças qdo passeamos pela escola. Parabéns a todos os envolvidos e desejo sempre força,fé e foco a Paula para continuar nesse bonita missão e no comando dese time vencedor .

Ana Paula Dantas
Ana Paula Dantas
29 dias atrás

Parabéns a toda a equipe do EDI Heloísa Marinho especialmente à diretora Paula, que realiza um trabalho de excelência há muitos anos, não apenas neste projeto, mas em todos os que vi serem desenvolvidos ao longo do tempo. Este foi o primeiro espaço escolar por onde minha filha, que hoje já é adolescente, passou e sou muito grata por tudo que ela viveu lá.

Carla
Carla
29 dias atrás

Trabalho lindo e importante!

Simone
Simone
29 dias atrás

Que trabalho lindo e tão importante para o crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Parabéns para essa equipe de professores e direção! Que esse trabalho possa inspirar e ser feito por outras escolas.

Joseane
Joseane
29 dias atrás

Parabens pelo excelente trabalho e por propiciar a comunidade escolar informações tão importantes.

Michelle
Michelle
29 dias atrás

Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho de extrema qualidade realizado em prol das nossas crianças!

Luciene Ferreiro Machado dos Santos
Luciene Ferreiro Machado dos Santos
29 dias atrás

Parabéns !! A educação é a base de tudo, e trasnforma vidas ??

Camila Perone Alves
Camila Perone Alves
29 dias atrás

Que creche maravilhosa! Diretora e funcionários comprometidos com os alunos e a comunidade, fazem o possível e o impossível pelas crianças. Por mais creches e pessoas assim!

Ana Carolina
Ana Carolina
29 dias atrás

Sensacional!!!!
Parabéns as professoras!

Fabianna Fajardo
Fabianna Fajardo
29 dias atrás

Parabéns ao Espaço de Desenvolvimento Infantil Heloisa Marinho!!!
Precisamos de mais ações nesse contexto para conscientização da população. Parabéns, Paula!!!

Paula Cancella
Paula Cancella
29 dias atrás

Agradecemos pela linda matéria!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar