Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Infância: dossiê temático da UFSC

Pesquisadores das áreas de Antropologia, Artes, Geografia, Educação, Sociologia, Psicologia, Direito e Literatura, entre outras, participaram da discussão que deu origem ao dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias. Publicado pela Revista Zero-a-Seis, do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o documento tem o objetivo de ressaltar e analisar o protagonismos de crianças em idade entre zero e seis anos nos fluxos migratórios internacionais.

acesse aqui o dossiê

O dossiê, que teve entre os envolvidos parceiras(os) latino-americanos, estadunidenses, europeus e asiáticos, é composto por um total de 28 textos, que incluem uma carta ao leitor, sete artigos internacionais e 15 nacionais, um ensaio, dois relatos de experiência, uma entrevista e uma resenha. Ao fim da organização do material, foi destacada uma sub-representação e/ou invisibilidade de concepções de infância e da presença de crianças nas experiências de mobilidade e deslocamento internacional, o que é demonstrado pela quase ausência de pesquisas a respeito de crianças migrantes de até seis anos.

A Revista Zero-a-Seis é comprometida com a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre Educação Infantil que aprofundem temas que tenham como foco a criança, enquanto sujeito de direito, e a educação. A edição é coordenada por Márcia Buss-Simão, professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC.

A coletânea foi organizada por Flávio Santiago, pós-doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (Gepsi/USP), e por Katia Norões, professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal do ABC e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES/ Unicamp).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar