Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Conferência Municipal Infantojuvenil reúne estudantes das escolas públicas do Rio

Evento acontece na Cidade das Artes.

A Secretaria Municipal de Educação promove até amanhã quarta-feira (26/10) a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Este ano, o tema é “Rio sustentável, a mudança começa em mim”. Durante o evento serão apresentados 70 projetos desenvolvidos pelos alunos da rede que se destacaram nas etapas anteriores.  

Desde julho, os alunos das 1.545 unidades escolares vem sendo estimulados a pensar em soluções sustentáveis para o entorno em que vivem, deixando de lado apenas o debate sobre o assunto, e colocando a mão na massa com iniciativas ligadas à sustentabilidade.

O tema foi trabalhado em todos os segmentos, da Educação Infantil ao PEJA, observando o local onde os estudantes vivem e suas fragilidades para, assim, elaborarem projetos de intervenção. Os trabalhos apresentados estão alinhados a cinco eixos: segurança alimentar, equidade étnico-racial e de gênero, saneamento, energia renovável e resíduos.

Um dos projetos é o da Escola Municipal Rotary. Um grupo de alunos recuperpu uma velha placa solar para ser reutilizada na conversão de energia solar em energia térmica, levando água quente para as torneiras da cozinha da escola. Com a iniciativa, a escola economiza gás no preparo da merenda e detergente na lavagem da louça. 

O cultivo de camarão e tilápia, em tanques no pátio da escola é o projeto de carnicicultura que está sendo desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Von Martius, em Campo Grande. O processo de produção é limpo, sem desperdício de água, e a filtragem é biológica, sem uso de aditivos químicos. A proposta é comercializar os produtos na própria comunidade, revertendo o lucro para a ampliação do cultivo. Todo o processo de construção dos projetos está sendo registrado em textos, vídeos e áudios e serão exibidos no evento na Cidade das Artes.

(fotos – Ana Clara Schwartz / Prefeitura do Rio)

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar