Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Conceitos científicos de forma divertida e educativa

Projeto da série de animação da USP

Uma forma divertida de conhecer a evolução humana. Essa é a proposta da série – animada – de divulgação científica Evolução para Todes, iniciativa criada pelo Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE), vinculado ao Instituto de Biociências da USP, para levar conhecimento sobre evolução humana, além de arqueologia e antropologia.

O diferencial da animação é a utilização de elementos da cultura brasileira na produção, iniciativa que é trabalhada por uma equipe multidisciplinar formada, além de cientistas, por profissionais de comunicação, marketing digital, design, programação, produção audiovisual, animação e educação em afro-alfabetização. O projeto é liderado pelas pós-graduandas Mariana Inglez, Lisiane Müller e Eliane Chim, do LAAAE, com a supervisão dos professores Rui Murrieta, do Instituto de Biociências, e André Strauss, do Museu de Arqueologia e Etnologia, além de Rodrigo Oliveira, pesquisador colaborador. Também conta com o apoio do Instituto Serrapilheira de fomento à pesquisa e à divulgação científica no Brasil.

Já foram produzidos dois episódios. Confira:

Episódio 01 – De onde viemos? Essa pergunta é o ponto de partida para a primeira animação produzida pelo projeto Evolução para Todes – Compartilhando a Ciência do LAAAE. Um conteúdo pensado para estimular crianças e jovens a se interessarem por nossas áreas de estudo, se reconhecerem e se inspirarem a olhar pro mundo de forma questionadora e criativa. Um mergulho em conceitos científicos abordados de forma divertida e educativa a partir de referências da nossa cultura.

Episódio 02 – E a história continua! Nossa exploradora preferida – cresceu, se tornou uma cientista e está de volta para compartilhar suas pesquisas. No segundo episódio da série Evolução para Todes, a pesquisadora nos conta um pouquinho sobre a nossa origem! A animação mergulha na evolução da espécie humana, contando sobre a origem do Homo sapiens e sua migração pelos continentes a partir da África. O episódio é protagonizado pela mesma personagem da primeira animação que, agora adulta e cientista, compartilha conhecimentos com jovens estudantes. A animação traz esquemas e ilustrações didáticas, atualizadas e em português, que podem ser aproveitadas em aulas de ciências e biologia.


Saiba mais:
sites.usp.br/laaae
@laaae_usp
www.facebook.com/laaaeusp

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar