Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Ciência móvel da Fiocruz

De 3 a 29 de março, na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, Zona Sul do Rio, será possível conhecer algumas das atrações do museu itinerante da Fiocruz. O Ciência Móvel da Fiocruz, como é batizado, já visitou 77 cidades da região Sudeste, recebendo um público de 650 mil visitantes. Trata-se de um espaço repleto de experimentos interativos para descobrir e explorar fenômenos da ciência presentes no dia a dia, que tanto nos intrigam e fascinam os cientistas. No percurso, o visitante pode se sentir como um astronauta em treinamento, experimentando, nos eixos do girotech, a falta de referência da gravidade, enquanto seu corpo gira em várias direções, observar, na miniusina hidrelétrica, como a queda da água de um rio é convertida em energia elétrica ou descobrir quanta energia é possível gerar pedalando uma bicicleta.

Modelos desmontáveis do ouvido e do olho humano permitem entender como o som e a luz viajam pelo interior desses órgãos; câmaras escuras revelam segredos de nossa visão e tubos musicais mostram como se produzem diferentes sonoridades. Em outros experimentos, é possível brincar com ilusões de óptica, que demonstram como podemos ser enganados pelo próprio cérebro.

Há um espaço especialmente dedicado à microscopia, para observação de células humanas, vegetais e detalhes minúsculos de insetos, aranhas e outros animais, que também podem ser trazidos pelo público.

O projeto é fruto de uma parceria com a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos. O Ciência Móvel da Fiocruz tem patrocínio da Sanofi e da IBM e apoio do CNPq/MCTI.

Serviço:
Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Visitação: terça a sexta, das 9h às 20h / Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 20h
Agendamento de escolas e grupos: Tel.: (21) 2542-7494 ou [email protected]

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar