Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Celebrar a educação: direito humano, bem público e responsabilidade pública

Dia Internacional da Educação é celebrado no dia 24 de janeiro.

“A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública”. A afirmação é da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, em comemoração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e romper o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás. De acordo com dados da ONU, atualmente, 250 milhões de crianças e jovens estão fora da escola e 763 milhões de adultos são analfabetos. O direito dessas pessoas à educação está sendo violado e isso é inaceitável.

O Dia Internacional da Educação deste ano tem como tema “aprender para uma paz duradoura”.  O mundo está assistindo a uma onda de conflitos violentos, paralelamente a um aumento alarmante de discriminação, racismo, xenofobia e discurso de ódio. O impacto dessa violência transcende qualquer fronteira baseada em geografia, gênero, raça, religião, política, offline e online.

Um compromisso ativo com a paz é mais urgente hoje do que nunca: a educação é fundamental para esse esforço, conforme destacado pela Recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. A aprendizagem para a paz deve ser transformadora e ajudar a capacitar os alunos com o conhecimento, os valores, as atitudes, as habilidades e os comportamentos necessários para que se tornem agentes da paz em suas comunidades.

A Unesco pede a todos os países que aumentem o compromisso político para o setor como uma força de inclusão para alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar