Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Alfabetização

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária  lançou na segunda-feira, dia 13, uma campanha de financiamento coletivo para a produção de materiais voltados à alfabetização de crianças. O objetivo é arrecadar recursos para a produção de uma publicação virtual interativa e de materiais de apoio para professores para tratar de questões que muitas vezes se tornam desafios para as crianças durante essa fase da educação básica.

A proposta surgiu a partir da vivência dos profissionais da organização junto a redes de ensino por quase 30 anos. Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec, explica que um dos passos para alfabetização é o entendimento das relações entre os sons da fala e as letras da escrita, “o que nem sempre é óbvio, pois a convenção do nosso sistema ortográfico carrega uma série de relações que nem sempre são diretas”.

Por conta de todas as distinções entre a língua falada e sua representação na escrita, é perfeitamente comum que crianças tenham muitas dúvidas durante o processo de alfabetização. Sanar estes desvios ortográficos requer um trabalho sistemático, mas materiais para tratar dessas questões específicas ainda são raros, o que dificulta o cotidiano dos professores.

Dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados em 2015 pelo Ministério da Educação, mostram que 35% das crianças de 8 anos de idade do país não tiveram a aprendizagem esperada para esta faixa etária. Isso significa que um terço dos estudantes em fase de alfabetização ou não consegue escrever, ou escreve com trocas ou omissões de letras e outros desvios ortográficos.

É aí que entra a proposta da Coleção Cenpec: Alfabetização, composta por volumes para que o professor possa superar os obstáculos mais comuns no processo de alfabetização. “Queremos colaborar para que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos de idade e sejam capazes de ler e escrever, conforme previsto no Plano Nacional de Educação”, afirma Altenfelder.

Nesta etapa, a campanha do Cenpec busca arrecadar R$ 24 mil (8mil dólares) pela plataforma internacional de financiamento coletivo GlobalGiving para custear o primeiro volume da coleção, A Vaca Sabida. Nele, serão abordadas questões das consoantes chamadas de homorgânicas.

“Embora ler e escrever ultrapasse a aprendizagem das relações entre sons da fala e letras da escrita, aprender esta relação é um passo importante. Ao mesmo tempo, o domínio da leitura e da escrita e de seus usos sociais é cada vez mais fundamental para o pleno exercício da cidadania”, diz Altenfelder.

A Coleção Cenpec: Alfabetização será distribuída para uma rede de 100 mil professores com o qual a organização trabalha em seus projetos, além de ser disponibilizada virtualmente, com potencial para beneficiar os 385 mil professores alfabetizadores do país e seus mais de 9 milhões de alunos. Para saber mais sobre a publicação e como colaborar com a campanha, acesse http://bit.ly/CampanhaCenpecBR.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar