Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Ziraldo no NAVE

Para comemorar os 10 anos da Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE, localizada em Recife, o espaço de Midiaeducação da instituição e as educadoras de Língua Portuguesa  promoveram a Teia Artística, uma semana repleta de atividades lúdicas pedagógicas. “Além de celebrar os dez anos, tínhamos o objetivo de incentivar a leitura, a escrita, a produção textual e artística, propondo aos educandos uma vivência diferenciada, integrando conteúdos de Gramática, Literatura, Língua Portuguesa e Arte, com uso de diferentes mídias, contemplando o desenvolvimento cognitivo e criativo”, contou o coordenador do espaço de mídia educação, Roan Saraiva. Mas o destaque ficou por conta mesmo da participação do cartunista Ziraldo.

Em um bate-papo descontraído, realizado no auditório, Ziraldo respondeu às perguntas dos estudantes e falou um pouco sobre a sua vida, despertando muita risadas ao contar fatos que marcaram sua trajetória e o processo de criação de algumas obras. “Inspiração vem da percepção do momento e de tudo o que acontece ao seu redor. O Menino Maluquinho não era ‘maluquinho’, era um cara legal. E, ao escrever uma obra, é impossível transmitir a um personagem um sentimento de experiências que você não viveu. Sempre há referências próprias”, contou o escritor. 
“Ouvir do Ziraldo palavras incentivo sobre a importância à leitura como peça chave para a formação de um cidadão, foi um grande reforço da minha proposta enquanto educadora”, disse a professora Flávia Cavalcanti.

Para a gestora Aldineide de Queiroz, “Ziraldo vem como uma biblioteca ambulante. Ziraldo é um fenômeno, é uma pessoa muito importante para a vida acadêmica de todos nós. Então, ele chega cheio de informações que irão abrir várias janelas de pensamentos e conhecimentos para que os nossos jovens possam falar e escrever melhor e, consequentemente, saibam argumentar em seus textos”.

O encontro de Ziraldo com os estudantes foi viabilizado pela presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo. “Ziraldo é meu amigo, primo, parceiro e acima de tudo uma das pessoas mais generosas que conheço. Quando eu o convidei para essa tarde no NAVE Recife ele me fez acreditar que estava recebendo um presente. Nenhum vestígio de condescendência, nem uma expressão de cansaço, de estar atendendo um pedido. Nada disso. Só a mais genuína demonstração de prazer. Obrigada, Zi, por me dar o prazer de te dar prazer! Um brinde!”.

A semana da atividades também contou com oficina de xilogravura, exibição do filme Cine Holliúdy, exposição interativa de cordéis e palestra sobre intolerância religiosa.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lula Vieira
8 anos atrás

Uma experiência inesquecível!

Lula Vieira
8 anos atrás

Uma experiência inesquecível! Sempre aprendendo com esse eterno exemplo de juventude.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar