Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Professores e educadores: 300 mil vagas para diferentes cursos online e gratuitos

Acesse o catálogo e participe.

São mais de 300 mil vagas para cursos gratuitos voltados para professores e educadores. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu as inscrições. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que disponibilizará novas temáticas de capacitação on-line. Os cursos são oferecidos para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral. Entre as novas capacitações oferecidas estão os cursos em Gestão Escolar da Educação Básica; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

acesse aqui o catálogo dos cursos

A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica tem o objetivo de auxiliar os educadores a identificarem e compreenderem fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais. O curso também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar. Serão 60 horas de duração, cumpridas integralmente na modalidade a distância.

O curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária do curso, realizado totalmente on-line, é de 30 horas.

Já o curso Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores. Além de uma reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização. As aulas são divididas em três módulos, com duração total de 60 horas, realizadas integralmente a distância.

Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão.

Sobre a parceria

Desde 2020, a Capes e a UEMA mantêm parceria para a formação de professores, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências em tecnologias educacionais digitais. Um dos frutos dessa parceria foi o curso Formação para Docência Digital em Rede, ministrado por professores brasileiros e portugueses e com certificação dupla, chancelada pela instituição de ensino maranhense e pela Universidade Aberta de Portugal.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags