Exposição marca o lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil

Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa.

Para lançar a Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil (2022/2032) o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), em cooperação com a Unesco, o Instituto Cultural Vale e outros parceiros, organiza a exposição “Nhe’? Porã: Memória e Transformação”.

A mostra é um convite para conhecer as línguas faladas por povos indígenas, ao apresentar histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência e suas culturas milenares. Integram a exposição mapas, filmes, objetos arqueológicos, registros documentais e fotografias.

Contando com a participação de cerca de 50 profissionais indígenas – entre cineastas, pesquisadores, influenciadores digitais e artistas visuais como Paulo Desana, Denilson Baniwa e Jaider Esbell –, a exposição tem curadoria de Daiara Tukano, artista, ativista, educadora e comunicadora indígena.

A exposição ficará em cartaz por cerca de oito meses no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (Brasil) e conta com programação cultural vinculada gratuita. Entre as atividades previstas estão apresentações musicais de indígenas, debates sobre preservação de línguas e oficinas para todos os públicos. Por meio de uma perspectiva indígena, o Museu da Língua Portuguesa pretende abordar os temas que atravessam a celebração do Bicentenário da Independência, como as lutas por direitos e a construção da identidade brasileira. 

Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Por isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução A/RES/74/135) proclamou o período entre 2022 e 2032 como a Década Internacional das Línguas Indígenas (International Decade of Indigenous Languages – IDIL 2022-2032), para chamar a atenção mundial sobre a situação crítica de muitas línguas em perigo de desaparecimento e a necessidade de usá-las e preservá-las para as gerações futuras.

A exposição está aberta ao público de 12/10/2022 a 23/04/2023, de 9h às 18h, no Museu da Língua Portuguesa, Praça da Luz, s/n, São Paulo, SP. 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma