Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Exposição marca o lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil

Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa.

Para lançar a Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil (2022/2032) o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), em cooperação com a Unesco, o Instituto Cultural Vale e outros parceiros, organiza a exposição “Nhe’? Porã: Memória e Transformação”.

A mostra é um convite para conhecer as línguas faladas por povos indígenas, ao apresentar histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência e suas culturas milenares. Integram a exposição mapas, filmes, objetos arqueológicos, registros documentais e fotografias.

Contando com a participação de cerca de 50 profissionais indígenas – entre cineastas, pesquisadores, influenciadores digitais e artistas visuais como Paulo Desana, Denilson Baniwa e Jaider Esbell –, a exposição tem curadoria de Daiara Tukano, artista, ativista, educadora e comunicadora indígena.

A exposição ficará em cartaz por cerca de oito meses no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (Brasil) e conta com programação cultural vinculada gratuita. Entre as atividades previstas estão apresentações musicais de indígenas, debates sobre preservação de línguas e oficinas para todos os públicos. Por meio de uma perspectiva indígena, o Museu da Língua Portuguesa pretende abordar os temas que atravessam a celebração do Bicentenário da Independência, como as lutas por direitos e a construção da identidade brasileira. 

Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Por isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução A/RES/74/135) proclamou o período entre 2022 e 2032 como a Década Internacional das Línguas Indígenas (International Decade of Indigenous Languages – IDIL 2022-2032), para chamar a atenção mundial sobre a situação crítica de muitas línguas em perigo de desaparecimento e a necessidade de usá-las e preservá-las para as gerações futuras.

A exposição está aberta ao público de 12/10/2022 a 23/04/2023, de 9h às 18h, no Museu da Língua Portuguesa, Praça da Luz, s/n, São Paulo, SP. 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar